Notícia

Geral - 15/06/2023 - Animal com bala alojada na coluna precisa de um Lar Temporário


O Guia Crissiumal foi procurado por um grupo de pessoas empenhadas na causa animal, com um pedido urgente de ajuda. Chegou até uma pessoa do grupo a informação de que um cachorro havia sido atropelado, rapidamente o grupo conseguiu levantar o valor para realização do raio-x e constatou-se que o animal tinha uma bala alojada na região da coluna. O animal com nome de Lobo e que tem tutor está na clínica veterinária BeDe foi atendido pelas veterinárias Deise e Bibiana, a tutora do animal não tem condições físicas nem mentais de cuidar do tratamento que o animal necessita.

Segundo uma integrante do grupo, o raio-x foi avaliado por um médico veterinário com especialidade em coluna, e não é indicada cirurgia, o tratamento será feito com medicação para a coluna e ainda está sendo tratada a escoriação que ele tem na pata que é resultado de ele se arrastar para andar. O animal necessita ainda de um dreno para drenar a bexiga, também resultado de não poder ficar em pé. Por isso, o grupo de apoio a causa busca urgente por um local para alocar o Lobo, visto que o único lar temporário que o grupo dispõem é um galpão com chão batido, e a situação do animal necessita de uma local minimamente limpo. O pedido de ajuda é urgente, e serão levados todos os itens necessários para a estadia do animal neste local, medicação, curativos e a drenagem na bexiga serão administrados por uma pessoa integrante do grupo, e a ração para alimentar o Lobo também será oferecida, o grupo precisa somente do local, um canil ou galpão com pequeno espaço com piso onde ele possa ficar até se recuperar sem que voltem a escoriações que estão bem melhores depois dos curativos feitos. O temperamento do animal é tranquilo e muito dócil, o que facilita no processo de recuperação.

Sobre o crime cometido com esse animal, o fato ocorreu nas imediações da Italac e o grupo pede encarecidamente que qualquer informação sobre quem possa ter cometido tal brutalidade seja repassada anonimamente para os números 3524-1151 ou 3524-1482, lembrando que as informações podem ser passadas de forma anônima. Os mesmos números podem ser usados para denúncias de maus tratos e abandono.

“Precisamos denunciar e não se isentar, é assim que conseguiremos ajudar de forma branda e unânime os animais, e principalmente fazer com que as pessoas tenham em mente na hora de pegar um animal de que a adoção deve ser responsável e consciente.  O nosso grupo começou do simples querer ajudar, mas nós não podemos nos responsabilizar por todos os animais que chegam até nós, principalmente porque não temos lar temporário para alocar os animais e menos ainda a ajuda do poder público ou de algum órgão que nos ampare. Por tanto seguiremos ajudando, mas também temos que ter a consciência de que os tutores precisam ser responsabilizados e atos como este que ocorreu com o lobo ainda mais! É por isso que contamos com a ajuda da comunidade! Se o Lobo chegou até nós é porque existe um propósito para ele, porque ele não sobreviveria no local e nas condições que estava.Temos esperança que salvaremos mais este animal.’ Declarou uma integrante do grupo de apoio a causa animal.

O grupo pede que caso alguém tenha o espaço adequado disponível, entre em contato com a BeD Veterinária pelo whatsapp 55 9 9158-4872

Postado: Leila Ruver
Vídeos