Notícia

Agricultura - 15/05/2025 - Cotricampo dá suporte para participação de cinco famílias cooperadas na Fenasul-Expoleite, em Esteio


A Cotricampo está representada na feira

Iniciou nesta quarta-feira (14) e segue até domingo, dia 18, a 18ª edição da Fenasul e 45ª edição da ExpoLeite, eventos focados na cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, com realização no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reunindo mais de 3 mil animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, equinos, aves e coelhos.

A Cotricampo está representada na Fenasul/Expoleite através da Linha Nutrição Animal, dando suporte e apoio para cinco famílias de produtores de leite da nossa região: Granja Zimpel, Granja Scherer, Granja Stoll e Cabanha Walker, ambas de Três Passos e afixos Cotricampo, além da Cabanha Santa Clara, de Humaitá. Ao todo, 22 animais da região, das raças Jersey e Holandesa, estão participando da feira, que representa mais uma etapa do Circuito Exceleite, que teve uma de suas fases acontecendo durante a 9ª ExpoAgro Cotricampo, no mês de fevereiro, em Campo Novo.

O gerente comercial da Linha Nutrição Animal Cotricampo, o engenheiro agrônomo, Rafael Zimermann, integra a equipe de colaboradores da Cotricampo que está dando suporte aos produtores da nossa região e reforça a importância de produtores associados estarem novamente levando para um evento de nível estadual, a qualidade da genética e do trabalho que é desenvolvido em nossa região, em um setor sempre desafiador.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, ressalta que a exposição é uma vitrine para a genética e o trabalho técnico desenvolvido nas propriedades. “Os animais que desfilam nas pistas, mesmo aqueles que não ficam em primeiro lugar, são de alta genética e performance. Nossos produtores estão cada vez mais profissionais, aliam trabalho com conhecimento. No Concurso Leiteiro, certamente veremos animais com altas produções e sistema mamário correto”, observa.

O evento reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro, além de contar com exposição de animais e realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos. A feira é uma realização da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, e da Gadolando, com copromoção da Febrac - Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça, Fetag, Farsul e Prefeitura de Esteio.

A cobrança pela renegociação das dívidas rurais deu o tom da solenidade de abertura oficial da 45ª Expoleite e da 18ª Fenasul, nesta quarta-feira. A cerimônia marcou a retomada do maior evento leiteiro do Rio Grande do Sul após a enchente. Ambas as feiras, que, tradicionalmente, ocorrem de forma simultânea, tiveram de ser canceladas em 2024 devido à catástrofe climática. A pressão pela renegociação, direcionada ao governo federal, foi feita pelo governo do Estado e por entidades representativas do agronegócio gaúcho.

A expectativa dos organizadores é de um público superior a 100 mil visitantes na edição deste ano.

Fonte: Departamento de Comunicação Social - Cotricampo

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos