Notícia

Vera Academia - 15/05/2014 - Coluna Vera Academia 15052014


Move Brasil

 

Campanha Move Brasil quer ampliar a prática esportiva no país. Esta ação visa aumentar o número de praticantes de exercícios físicos e incluir o hábito saudável na rotina dos brasileiros.

 

O esporte no Brasil vive um momento privilegiado e nós sabemos o porquê. O país será sede dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. A realização dos megaeventos deve, mais do que receber atletas e visitantes de outros países, servir como inspiração para colocar os brasileiros em movimento. 

 

Inspirado em uma campanha similar criada na Europa, o Move Brasil é uma iniciativa do serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte e da Saúde, Associação Cristã de Moços (AMC/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação internacional de Esporte e Cultura (ISCA) com o objetivo de aumentar o número de brasileiros de todas as idades praticantes de esporte e atividades até o ano de 2016.

 

A primeira ação nacional desenvolvida pelo movimento ocorreu em setembro de 2013, com a Semana Move Brasil. Foram oferecidas cerca de 500 opções de atividades físicas em mais de 116 cidades. Unidades do Sesc, espalhadas por todo país, ofereceram atividades esportivas gratuitas para todas as idades, unindo organizações sensíveis ao tema para assumirem o desafio de levar atividade física e esporte para a vida da população brasileira. Devido ao sucesso, as entidades pretendem promover novamente a semana de atividade nos primeiros domingos da primavera de 2014, 2015 e 2016. 

 

O Sesc divulgou uma pesquisa focada nos esportes e na prática de atividade física no país. E o resultado assusta: mais da metade dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas. Entre o grau de instrução foi constatado que os entrevistados com menor escolaridade são os mais sedentários. Na faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física ao menos uma vez no mês. O índice de sedentarismo, numa comparação entre homens e mulheres, atinge a marca de 71% para o sexo feminino, enquanto o masculino ocupa 43% da pesquisa. A pesquisa tomou como base mil pessoas de 70 cidades brasileiras, sendo nove metropolitanas.

 

Ente os principais motivos apontados para o sedentarismo, a correria do dia-a-dia é o principal, com 47% do total de entrevistados. Porém um dado chama atenção, 28% das pessoas inativas apontam a preguiça e o cansaço como principais vilões da prática esportiva. Entre os sedentários com idade a partir de 60 anos, os problemas de saúde ou idade são os principais motivos alegados para o afastamento das atividades corporais, citado por 51% dos entrevistados.

 

De acordo com o Sesc, os resultados da pesquisa poderão balizar caminhos para a ampliação de esporte e das atividades físicas no país, além de subsidiar o desenvolvimento e o acompanhamento de políticas públicas de esporte e de lazer nas cidades.

 

Fonte: Revista Educação Física – CONFEF, nº 51.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos