Notícia

Clima - 15/05/2013 - RS vai ter chuva na Metade Norte e queda de temperatura


Ar polar proveniente da Argentina provoca mínimas de até 6°C à noite

 

O Rio Grande do Sul deve ter nebulosidade na Metade Norte nesta quarta-feira, onde o tempo fica mais instável com chance de chuva a qualquer hora do dia. A precipitação pode, inclusive, ser forte em algumas localidades, sobretudo no extremo Norte.

Na Metade Sul, o dia deve ter nebulosidade variável, com muitas nuvens e aberturas localizadas. Deve chover de forma mais localizada. Ar frio entra pelo Sul avançando de forma gradual pelo Estado no decorrer do período. Mínimas ocorrem à noite, com vento frio.

A madrugada de quinta-feira tende a ser gelada com chance de geada no Sul e fronteira com o Uruguai. O ingresso desse ar frio, por sinal, deve incluir rajadas de vento. Devem ser mais fortes no Uruguai e no Sul gaúcho, onde podem atingir de 70 a 90 km/h na costa.

As mínimas podem chegar a 6°C em Santana do Livramento e no Chuí, enquanto São José dos Ausentes deve registrar 11°C. Já as máximas devem rondar os 23°C na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros marcarão entre 14°C e 23°C.

A aproximação do ar frio pelo Sul deve intensificar a instabilidade nesta quarta com chuva mais ampla, porém ainda irregular. Na quinta, o avanço do ar seco e frio melhora o tempo em grande parte do Estado, apesar de ainda haver previsão de chuva no começo do dia na Metade Norte. 

A quinta-feira deve ser de temperatura baixa o dia todo, mesmo à tarde, e esfria muito ao entardecer. A sexta-feira ainda deve começar gelada com geada em diversas regiões do Estado com marcas ao redor de 0ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai, e perto de 0ºC ou negativas nos Aparados da Serra. 



Fonte: Correio do Povo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos