Notícia

Texto de Opinião - 15/04/2024 - Coisas que pessoas bem sucedidas costumam fazer - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Há muitos estudos sobre os hábitos, comportamentos, formas de agir, decisões, das pessoas conhecidas como bem sucedidas. Todos os estudos sobre este assunto que tive contato destacam as questões comportamentais como chave para ser mais bem sucedido nas diferentes atividades. Evitar alguns comportamentos comuns e até tentações, bem como manter a calma, ser humilde e gentil estão entre os mais importantes e hoje vamos refletir um pouco sobre isso.

Evite reclamar, por mais tentador que seja, pois esta atitude por si só não resolve nada e ainda desgasta as relações com que está perto e ouve frequentemente as reclamações. Ao invés de reclamar, é melhor se concentrar em encontrar soluções e melhorar as coisas. Uma pessoa que foca nas soluções tem muito mais admiração dos outros do que quem reclama.

O chamado jogo da culpa também deve ser evitado. Quem assume responsabilidade por suas ações vai sendo cada vez mais respeitado/a e vai ganhando posições mais favoráveis do que aqueles que terceirizam a responsabilidade e costumam culpar os outros. Assumindo as responsabilidades aprendemos e crescemos mais para estar mais preparado/a para quando as coisas ficam difíceis.

Mantenha a humildade sempre. Nesta linha também é importante evitar se gabar, quem é bom não tem necessidade de se exibir com o que tem, com o que fez e o que é. Suas ações devem falar mais alto. Além disso, manter a humildade gera ganhos de respeito e admiração. Tente não falar do quanto está preocupado/a tentando provar o seu valor pessoal. Muitas pessoas são ocupadas, e muitas vezes não sabemos o quanto, mas é possível que sejam ainda mais ocupadas do que quem está falando. Quando se sente necessidade de falar que está ocupado, é melhor falar de uma conquista que foi fruto de muito trabalho.

Evite as discussões, pois elas raramente geram bons resultados. Centenas de estudos de ciência comportamental mostram que as pessoas raramente entendem as verdadeiras intenções dos outros. Se há falhas na comunicação em casa, onde nossos entes queridos nos conhecem bem, obviamente haverá falhas na comunicação com pessoas que não convivemos tanto. Então nas ações de voluntariado, nos esportes, no trabalho, onde os colegas só veem as superfícies de nossas personalidades as falhas de comunicação tendem a ocorrer com frequência. A energia de uma discussão pode ser utilizada na busca de soluções mais criativas e mais inovadoras.

As conversas das pessoas bem sucedidas costumam ser bem calmas e sem gritos. E o motivo é que quem sabe se respeitar e é humilde tem bem claro que os gritos não resolvem problemas. Fale calmamente para ser ouvido e entendido. Aprender a ouvir e falar depois, é uma habilidade que merece o esforço, pois as pessoas bem sucedidas obtém melhores resultados justamente porque ouvem mais, assim observam, planejam e falam o necessário com objetividade. Entender bem o contexto, as ideias, as propostas, como você vai lidar com a situação, precisa ocorrer antes de compartilhar seus pensamentos com os outros.

Seja gentil e evite julgar. Ao invés de julgar, coloque-se no lugar dos outros. Colocar-se no lugar do outro é se imaginar na condição do outro, não na sua condição. Mesmo que você não entenda bem a condição ou o que o outro sente, procure cativar, cuidar, e também dizer que vai ficar tudo bem. Esta é uma atitude que cria empatia, melhores relacionamentos e gera respeito as suas ações.

Mantenha-se na verdade sempre. Evite as mentiras e procure afastar-se dos mentirosos. A honestidade constrói confiança, mesmo quando as coisas ficam mais difíceis. São as melhores maneiras de agir para sermos mais bem sucedidos em nossas intenções e ações.

Que Deus nos permita sermos cada dia melhores! Um abraço a todos!

Postado: Leila Ruver
Vídeos