Corpo está sendo velado na AFUCAMPO em Campo Novo
A Administração da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo Ltda, Cotricampo, comunica com pesar o falecimento de seu Diretor Presidente Guerino Rebelato, ocorrido na noite desta terça-feira, dia 14 de abril, às 23h40min em Passo Fundo.
Os atos fúnebres estão sendo realizados na Sede Social da AFUCAMPO, Associação dos Funcionários da Cotricampo, situada na saída para Braga, na cidade de Campo Novo.
Italiano de origem, nascido em Ibirubá na data de 10 de Janeiro de 1933. Reside em Campo Novo desde l948. É associado da COTRICAMPO desde 14 de Maio de 1971, produtor rural de soja, milho, trigo e suinocultor. Passou por dois mandatos no Conselho Fiscal da Cooperativa antes de assumir a presidência no ano de 1978, sendo reeleito por dez vezes consecutivamente, completando no último dia 22 de julho três décadas na administração da Cooperativa Triticola Mista Campo Novo Ltda. - COTRICAMPO.
PARTICULARIDADES:
Casado com Fiorinda Preto Rebelato há cerca de 56 anos, onde desta união nasceram cinco filhos, um já falecido. A partir daí vieram treze netos e três bisnetos. Pequenas coisas lhe dão muito prazer, tais como: O trabalho lhe dá dignidade e prazer que até esquece de tirar férias pois já são mais de seis anos que não tira férias de trinta dias consecutivos; Administrar sua granja de suínos e produção de grãos, assistir aos jogos de futebol mais importantes na televisão onde o Grêmio ou a seleção brasileira estejam envolvidos; Aprecia muito os telejornais para estar bem informado de tudo um pouco já que não tem o hábito de ler; Nas horas de lazer, especialmente nos finais de semana, o que não troca por nada é encontrar-se com amigos para um jogo de canastra despretensioso onde o dinheiro não limita ou impede qualquer pessoa de divertir-se com o baralho. Inclusive neste hobby a situação econômica e financeira das pessoas é o que menos importa, o que vale é a amizade e o prazer de jogar.
A VIDA NA COMUNIDADE:
Foi vereador de Campo Novo nos anos de l972 a l976 período em que esta função pública não era remunerada, presidente do Círculo de Pais e Mestre da Escola Estadual São Francisco de Sales, membro da diretoria e da comissão de construção da sede social do Clube União Camponovense, um dos fundadores da CREDINOVO, hoje, Sicredi Celeiro, sendo o primeiro presidente desta Cooperativa de Crédito que nasceu em Campo Novo e hoje está presente em muitos municípios da região noroeste completando um ciclo de 15 anos de administração desta instituição. Hoje além de presidente da COTRICAMPO, é Provedor da Associação Hospitalar de Caridade de Campo Novo e também apoiador do CEDEDICA que desenvolve atividades de produção de hortaliças e mudas de árvores nativas junto a área cedida pelo Hospital de Caridade de Campo Novo.
TRAJETÓRIA NA COTRICAMPO:
Em 10 de maio do ano de l971, com trinta e oito anos de idade, ingressou no quadro social da cooperativa. Quatro anos mais tarde, em l975 começava efetivamente a colaborar em atividades mais específicas, sendo eleito como Conselheiro Fiscal efetivo, função esta exercida com muita competência até 30 de junho de 1978. Menos de trinta dias após esta fase, assumia a presidência da cooperativa com a entidade enfrentando sua maior crise econômica e financeira da sua história. Se fosse vendido todo o patrimônio da época ainda assim ficaria descoberto 40% do valor total das dívidas com fornecedores e associados. Conta o senhor Guerino de que foi necessário um trabalho muito duro para recuperar a credibilidade da cooperativa junto à fornecedores, instituições financeiras, especialmente com o quadro social. Foi necessário fechar alguns setores deficitários enxugando o quadro de funcionários que passou de 384 para algo em torno de 170, mantendo os serviços essenciais para uma retomada no crescimento da cooperativa. As projeções apontavam um prazo de no mínimo dez anos para a cooperativa voltar à ser viável, mas com um trabalho muito forte junto ao quadro social com uma nova chamada de capital, renegociação de dívidas com fornecedores e instituições financeiras, apoio financeiro de instituições como o Banco do Brasil em menos da metade deste tempo a cooperativa já apresentava resultados positivos em seu Balanço Contábil.
A segunda grande crise foi enfrentada em l995. Embora uma crise mais de caráter política do que propriamente uma crise financeira. Originada pelo pedido de Guerino Rebelato para se afastar da diretoria para tratamento de saúde, onde os diretores que permaneceram não conseguiram manter a credibilidade junto aos associados e fornecedores ocasionando rumores negativos em relação à real situação econômica e financeira da cooperativa. Percebendo o grande risco que se encontrava a entidade, muitos associados organizaram abaixo assinados solicitando o retorno do presidente Guerino Rebelato para que a crise ora instalada fosse rapidamente cessada. Mais uma vez o espírito cooperativo foi mais forte e Guerino Rebelato teve a aprovação unânime da assembléia geral para o seu retorno à presidência. Assim a tranqüilidade, confiança e prosperidade voltou à ser a tônica da COTRICAMPO.
As grandes conquistas de Guerino Rebelato na administração da cooperativa é ter promovido nos últimos anos grandes investimentos na área de construção de novos silos aumentando grandemente a capacidade de armazenagem de grãos junto as unidades, reformulação das Lojas Agropecuárias, Agro indústria de trigo, aquisição de uma das mais modernas lojas de supermercados da região noroeste situada no município de Três Passos com praça de alimentação, padaria e confeitaria. E por último a transferência de endereço da Loja Agropecuária de Três Passos que agora funciona no local do antigo supermercado, passando à ser melhor localizada e com espaço bem maior para atender o consumidor de Três Passos e região.
Fonte/Foto:Cotricampo
Postado: Leila Ruver
Tweet |