A Justiça Eleitoral gaúcha realizará plantões em seus cartórios e centrais de atendimento ao eleitor nos dias 1º, 5 e 6 de maio. O trabalho no feriado, sábado e domingo ocorre em função das eleições de outubro e foi determinado pelo presidente do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio Caminha.
O cadastro será fechado no dia 9 de maio, última data para os cidadãos realizarem sua inscrição eleitoral, revisão de dados ou pagamento de multas, entre outros serviços.
A Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre funcionará, nos dias do plantão, no seu horário usual, das 9h às 19h. Os eleitores do interior do Estado podem procurar seus cartórios entre 12h e 19h, podendo haver ampliação do horário por determinação dos respectivos juízes eleitorais.
Eleitor deve levar seu comprovante de residência e documento de identificação
A Justiça Eleitoral gaúcha ressalta que os cidadãos precisam levar, além de documento de identificação, o comprovante de domicílio eleitoral em seu atendimento.
A apresentação do documento — que pode ser uma conta ou correspondência — tornou-se obrigatória em 2008 e vale para aqueles que desejam fazer sua inscrição — primeiro título — e para quem quiser atualizar dados, solicitar alteração do local de votação ou transferência de município.