Notícia

Agricultura - 15/03/2021 - Safra de soja 2020-2021 em Crissiumal foi iniciada


Maioria das plantas ainda está em fase de enchimento de grãos

Algumas lavouras de soja da safra 2020-2021 tiveram suas áreas colhidas em Crissiumal.

As primeiras áreas a serem colhidas foram implantadas ainda em meio à estiagem dos meses de outubro e novembro de 2020 e tiveram seu potencial produtivo reduzido por perdas de estande de plantas e/ou pelo crescimento reduzido apresentado. 

A cultura da soja em Crissiumal apresenta-se com cerca de 5% das lavouras em fase de maturação ou colhido, 80% em enchimento de grãos, 10% em floração e 5% em fase de desenvolvimento vegetativo. 

As áreas já colhidas apresentaram produção variada, entre 30 a 60 sacas por hectare.

De maneira geral, como as lavouras semeadas mais cedo representam uma pequena parte das áreas, o potencial produtivo é muito bom. O veranico ocorrido na segunda quinzena de fevereiro não deve ter impactos muito graves na produção. 

A maioria das lavouras está sadia e não apresenta significativos ataques de pragas ou doenças. Porém, alertamos os produtores para que monitorem atentamente o surgimento de percevejos nas lavouras. Para percevejos, o nível de infestação para o início do controle químico é de 2 percevejos com 0,5 centímetros ou mais de comprimento, por metro linear de plantas.

Para o controle das doenças, deve-se fazer o monitoramento periódico da lavoura atentando, principalmente, para o surgimento de focos da ferrugem asiática que continua sendo um perigo para a safra, apesar da baixa incidência até o momento, além das doenças de final de ciclo que geralmente provocam algumas perdas. Os tratamentos preventivos ainda são mais eficazes quando já circulam esporos na região.

As perspectivas de produtividade são boas para a safra de soja 2020/21, porém ainda dependem da ocorrência de algumas chuvas (favor cujo não temos controle) e da atenta condução da lavoura até o final do ciclo e colheita. Os preços praticados pelo mercado para o grão são altos e viabilizam o investimento no que se refere ao controle de pragas e doenças já conhecidas que ainda podem surgir.

 

Por Fernando Johner Leichtweis

Eng. Agrônomo

EMATER/ASCAR Crissiumal

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos