Notícia

Ageleite - 14/11/2011 - Momento Leite 052


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.52 - Momento Leite:
- Argentina quer vender mais produtos lácteos à China
- Chile: Produção aumentou 3,7% em setembro
- Balança comercial de lácteos de Outubro mantém ritmo de Setembro
- Importância econômica do leite no Rio Grande do Sul

Argentina quer vender mais produtos lácteos à China - A China já é o principal comprador de leite em pó, com um consumo de cerca da metade do total mundial. Embora o consumo per capita de leite continue baixo, duplicou na última década, tanto em zonas urbanas como rurais, e segue crescendo. A Argentina, que até hoje não tem atuado nesse mercado, dominado por Austrália e Nova Zelândia, quer se converter em um de seus fornecedores. A meta do país é aumentar a venda de leite e começar a exportar carne, além de impulsionar a entrada de produtos de alto valor, como queijos, leite em pó e soro de leite. Por mais que a China produza 33 milhões de toneladas de leite, nunca será suficiente para satisfazer a demanda e seguirá necessitando de produtos de alta qualidade que geram confiança em seu mercado. (La Nación – Milkpoint)

Chile: Produção aumentou 3,7% em setembro - A produção de leite do Chile registrou um aumento de 3,7% durante o mês de setembro de 2011 com relação ao mesmo mês do ano anterior, alcançando o volume de 164,97 milhões de litros contra 159,1 milhões de litros produzidos em setembro de 2010. A produção de leite em pó nos primeiros nove meses de 2011 no Chile teve uma expansão de 13,5% com relação ao mesmo período de 2011. (Odepa – Milkpoint)

Balança comercial de lácteos de Outubro mantém ritmo de Setembro - As importações do mês de Outubro da balança comercial de lácteos vêm mantendo o mesmo ritmo do mês anterior, mantendo a marca de 17 mil toneladas importadas, reafirmando as discussões sobre o tema. A importação de leite em pó somou a quantia de 9 mil toneladas. A Argentina lidera a participação no leite em pó integral com 82% do volume, ao passo que o Uruguai foi responsável por 90% do leite em pó desnatado importado pelo Brasil. Aliás, esse é um produto que normalmente o Brasil não importa em quantidades significativas, ao contrário do leite em pó integral. Nesse mês, porém, o leite em pó desnatado foi o principal produto importado, com 5.448 toneladas. Vale lembrar que não há acordo de cotas de importação sendo negociado com o Uruguai. Ainda, a Argentina é o principal exportador de queijo e soro para o Brasil, reafirmando as constantes notícias de entradas de produtos argentinos. De queijos, foram quase 5.000 toneladas. (Milkpoint – MDIC)

Importância econômica do leite no Rio Grande do Sul - A cadeia produtiva do leite tem grande importância para a economia nacional, e gaúcha em particular. Está presente em 90% dos municípios, gera ocupação para 120 mil famílias e responde por 2,67% do PIB, movimentando, anualmente, cerca de R$ 6 bilhões. Desempenha, ainda, papel estratégico socialmente, pois é garantia de renda segura ao produtor o ano todo, especialmente aos pequenos e médios, além de ser elemento de fixação das famílias no campo. No Brasil temos 1,252 milhão de famílias ocupadas com o leite, ou seja, praticamente a população do Uruguai vivendo da atividade. Só ficamos atrás da Rússia, onde 1,994 milhão de famílias exploram o negócio leiteiro. Entretanto, nossos índices de produtividade estão aquém das reais possibilidades. (Jornal do Comércio/RS)


O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos