O consumo de álcool atinge 54% dos adolescentes brasileiros com idades entre 12 e 17 anos
“O consumo de álcool atinge 54% dos adolescentes brasileiros com idades entre 12 e 17 anos. Desses 7% são considerados alcoolistas”.
Estes, entre outros, é o resultado do último Levantamento Nacional sobre Uso de Drogas realizado pelo CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, e pelo SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas, e publicado no Jornal Correio do Povo de 16 de Outubro de 2011.
Nessa pesquisa também foi constatado que cada vez mais cedo se inicia a experimentação do álcool. Ou seja, a cada ano que se passa, mais jovens e cada vez mais novos estão fazendo uso de álcool e a maioria dentro de suas próprias casas, com familiares. Ignorando assim leis que proíbem a venda de bebidas para esta faixa etária e famílias sendo negligentes quanto a sua responsabilidade.
Em outra matéria, nesse mesmo jornal, fala-se das políticas públicas para este problema. Afirma-se que todos se preocupam muito com as drogas, o crack, por exemplo, e o álcool é pouco considerado, quando sabemos que este é a porta de entrada para outras drogas, é socialmente aceito, é lícito e seus efeitos se dão a médio e longo prazo. Acredito que enquanto a propaganda for liberada, o álcool culturalmente aceito dentro das famílias, e as políticas públicas não mudarem seu foco, esta realidade encontrada pelo CEBRID, pouco vai mudar.
O comercial de bebidas, na televisão, tem um efeito “estalactite” (formação rochosa que se dá por gotejamento, e leva muito tempo para se formar) para os jovens com o passar dos anos, parecem inofensivas, porém registram na mente uma falsa felicidade, e cada vez mais com apelo aos mais jovens, para atingir um público mais jovem.
Pais abram o olho: Quantas vezes ao dia, ou semana, você fala com seu filho sobre este assunto? As propagandas estão diariamente passando sua mensagem a eles: uma falsa e perigosa imagem.
Rose Maili Weiler Johann – Vice Presidente do COMAD
Psicóloga - CRP: 07/11526
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