Notícia

Saúde - 14/10/2021 - Secretaria de Saúde de Crissiumal divulga a programação de exames cipatológicos do Outubro Rosa


Confira

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

- O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.

- Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

- Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

Desta forma, comunicamos que os EXAMES CITOPATOLÓGICOS serão realizados na sua unidade de saúde, podendo ser agendado pelos agentes comunitários de saúde ou venha até a recepção do seu ESF.

Fonte: Prefeitura de Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos