No Estado, 500 escolas já têm carga horária maior
Um possível aumento das horas de permanência das crianças brasileiras na escola exigiria uma melhora na infraestrutura das escolas gaúchas, assegurou o secretário estadual de Educação Jose Clovis de Azevedo.
O ministro Fernando Haddad anunciou na manhã desta terça-feira que o MEC estuda crescer de 200 para 220 os dias letivos anuais ou aumentar o número de horas por dia no colégio. Atualmente, os estudantes contabilizam um total de 800 horas ao ano.
— Há um consenso de que precisaríamos de uma permanência maior dos nossos alunos nos colégios, mas para isso é preciso melhorar a qualidade técnica das escolas, dos espaços de convivência, os laboratórios e as bibliotecas — afirmou Azevedo, que destacou que o MEC não estabeleceu um prazo para ampliar a carga horária.
O secretário destaca, no entanto, que o processo já está em andamento de certa forma. Ele lembra que cerca de 500 escolas estão integradas no programa "Mais Educação", que já aumenta a carga horária.
A ampliação da jornada diária, ao invés do aumento do número de dias letivos, é a opção mais produtiva para o secretário estadual. Caso a carga horária subisse para 7 horas diárias, Azevedo estima que seria necessário 10% a mais de professores.
ZERO HORA
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |