Notícia

Educação - 14/07/2021 - Novo Ensino Médio começará em 2022, pelo primeiro ano


Alterações terão implicações no Enem, que adaptará conteúdo da prova a partir de 2024

O Ministério da Educação apresentou nesta quarta-feira (14) o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio, que prevê a ampliação da carga horária de 2,4 mil horas para 3 mil horas letivas, ao longo dos três anos da etapa. A mudança começará a partir do ano que vem pelas turmas de primeiro ano.

Em 2023, será abrangido o segundo ano do Ensino Médio. No ano seguinte, o terceiro ano, por fim, também será atendido já no novo formato.

As novas diretrizes curriculares trazidas pelas mudanças no Ensino Médio, que inclui formação técnica e profissional para os alunos, terão implicações também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que a prova seja baseada nessas diretrizes já em 2024. Até lá, serão elaborados e oferecidos novos materiais didáticos para o Novo Ensino Médio. 

Este ano será feita a escolha e a distribuição das obras e projetos. Já em 2022, haverá a escolha e a distribuição, por área de conhecimento, das obras de formação continuada e dos recursos educacionais digitais. Em 2023, serão distribuídas as obras literárias e, em 2024, os materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos, que são momentos do ensino mais voltados para conhecimentos técnicos de interesse do aluno.

Ao longo da implementação, será proporcionada formação continuada para os profissionais da educação.

Fonte: GZH

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos