Notícia

Clima - 14/07/2016 - Instabilidade voltou com força a Crissiumal e região


Entre 17 e 18 horas Crissiumal teve 20 milímetros de chuva

A instabilidade voltou com força a Crissiumal e região. No final da tarde desta quarta-feira (13), em apenas uma hora, entre 17 e 18 horas, a cidade registrou 20 milímetros de chuva, que teve pancadas bastante fortes e algumas rajadas de vento.

 

No mesmo momento em que choveu em Crissiumal municípios da Região Celeiro, do Oeste de Santa Catarina e de Misiones na Argentina registraram a queda de granizo.

 

A chuva é fruto de uma frente semi-estacionária que esteve sobre Santa Catarina. Segundo a Metsul Meteorologia a perspectiva da atmosfera se instabilizar de forma mais generalizada no RS nas próximas 24 horas. 

 

Como ar mais quente ingressa no Sul do país a partir de uma corrente de jato de baixos níveis, e ar quente contribui para a formação de nuvens de tempestade, volta o risco de temporais ao Rio Grande do Sul. Índices de instabilidade de modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia são altos, sinalizando um ambiente propício a tempo severo em que podem ocorrer temporais isolados de granizo e vento forte com raios. 

 

A maioria dos dados coincide em indicar para a Metade Norte do Estado a maior ameaça de temporais. Os volumes de chuva podem ser muito altos na Metade Norte, para onde o modelo numérico WRF indica 100 mm a 150 mm em alguns pontos apenas em 24 horas. 

 

Atualizando às 7:29: Durante a madrugada, por volta das 12h15min Crissiumal enfrentou um temporal com muita atividade elétrica e queda de granizo pequeno, sem acumular e sem causar estragos. O acumulado de chuva entre a meia noite e às 7 horas da manhã foi de 20 milímetros, totalizando pouco mais de 40 milímetros nas últimas 24 horas. No início da manhã, nuvens carregadas apareciam no céu de Crissiumal, com mais um episódio de chuva forte.

 

Avião da AIR France que faz a rota Paris - Buenos Aires fez uma verdadeira curva em virtude dos temporais na região nesta manhã.

12:00 - Até o meio dia desta quinta-feira, Crissiumal já tem 78 milímetros de acumulado desde o início da chuva na tarde passada.

 

Texto com base em Estael Sias/Metsul Meteorologia – Fonte: Guia Crissiumal

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos