Notícia

Vera Academia - 14/06/2013 - Coluna Vera academia 14062013


Saiba o que é a lesão do Manguito Rotador

O manguito rotador é um grupo de músculos formado pelos músculos supraespinhoso, infraespinhoso, redondo menor e subescapular. Esses músculos cobrem a parte anterior (frente), a superior (acima) e a posterior (atrás) da cabeça do osso do braço (úmero), ou seja, do ombro. A função deles é fazer a rotação do braço e manter o osso do braço bem conectado à escápula. A lesão é uma distensão ou ruptura dos tendões desses músculos.

 

Algumas vezes a lesão ocorre por algum trauma, como amparar uma queda com o braço ou cair sobre o braço. Mas geralmente está relacionada a degeneração ligada à idade ou a falta de irrigação sanguínea nesses músculos. E também pode acontecer ao:

• Levantar um objeto pesado.

• Usar excessivamente o ombro em exercícios que exijam movimentos repetidos do braçopor sobre a cabeça.

• Trabalhos manuais, como: pintar, podar árvores, etc.

 

Quais são os sintomas?

 

As pessoas comumente relatam dor no ombro por alguns meses, que teve início após um movimento ou trauma específico. A dor é no ombro e às vezes irradia para o braço.

 

É comum sentir fraqueza no braço e perda do movimento do ombro, especialmente movimentos do braço sobre a cabeça.

 

Algumas pessoas relatam dor noturna, que causa dificuldade para dormir.

A melhor maneira de prevenir uma nova lesão é manter os músculos e tendões bem fortalecidos e alongados.

O programa de exercícios de reabilitação de lesão do manguito rotador deve conter exercícios de amplitude de movimento escapular e de fortalecimento dos músculos que formam o manguito rotator: músculos Supraespinhoso, Infraespinhoso, Redondo menor e Subescapular.


Postado: Leila Ruver
Vídeos