Dia do Desafio 2015 terá participação de mais de 3 mil cidades

As 3091 cidades dos 21 países inscritos no Dia do Desafio 2015 já sabem quem enfrentarão na 21ª edição do evento. O sorteio aconteceu na unidade do Sesc em Jundiaí, interior do estado de São Paulo.
Com mais de 300 cidades inscritas, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre os países com o maior número de participações. No Brasil, pela segunda vez consecutiva o Rio Grande do Sul terá 100% de adesão com 497 cidades inscritas.
O Dia do Desafio 2015 será no dia 27 de maio e a cidade que vai disputar com Crissiumal será Santa Luzia do Itanhy, do Sergipe, e tem 13.900 habitantes.
Um pouco da história do Dia do Desafio
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
Foto: Guia Crissiumal Arquivo
Postado: Leila Ruver
| Tweet |