Notícia

Texto de Opinião - 14/01/2015 - Nascidos e renascidos-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Naturalmente todo ser que está vivo um dia nasceu. Nascem plantas, Nascem animais. Pessoas nascem. Todo ser vivo morre. Só o homem nasce à imagem e semelhança de Deus, imortal, herdando dos genitores o pecado e a morte para renascer pelo batismo.

 

Como Deus é maravilhoso ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, este cai em pecado e se torna como imagem borrada, mas, Deus em sua infinita misericórdia se inclina e vem ao encontro do caído e desfigurado. Deus cria com amor e com amor vem em busca do que estava perdido. A obra de Deus continua.

 

Pelo batismo o ser humano renasce e recupera a semelhança e imagem perdidas pelo pecado. O batismo realiza esta volta. É claro que não basta estar batizado, mas viver comprometido com a vida divina que se recebe no batismo e viver com fidelidade esta vida nova alimentando-a de todas as maneiras.

 

Pena que há gente que não valoriza devidamente a grande obra que Deus quer realizar em cada um de nós. Há gente que pelas suas atitudes de vida não tem o reconhecimento nem a gratidão de poder chamar Jesus Cristo de irmão e poder chamar a Deus de Pai, ser herdeiro do reino de Deus e de viver na esperança da salvação que Jesus veio nos conquistar pela sua vida, paixão, morte e ressurreição. Somos criaturas renascidas pelo batismo, por isso, vivemos como pessoas novas.

 

É como nos diz Schakespiere “to bee or not to be” (ser ou não ser). Ser batizado não apenas por que um dia aconteceu um batismo, mas, viver com autenticidade o compromisso de ser cristão e de pertencer à comunidade. Ser cristão não apenas pelo ato do batismo, mas, a partir do ato, viver esta vida nova para Deus.

 

Quando Jesus foi batizado no rio Jordão por São João Batista ouviu-se a voz do Pai do céu que dizia este é o meu filho amado. No nosso batismo o Pai do Céu nos acolhe como filhos, e sendo filhos também somos amados do Pai sobre tudo se fazemos a sua vontade. Isto nos deve levar a vivermos bem a nossa vida de filhos.

 

Pela natureza fomos gerados à vida e pelo batismo renascemos para Deus. Não somos apenas filhos do mundo, mas, filhos de Deus pelo batismo, isto nos deve fazer sentir felizes e viver a vida com respeito. Um dia duas meninas brigavam. Uma delas, filha da rainha, e a outra filha de escrava. A primeira disse para a outra “vê se me respeita porque sou filha da rainha” e a segunda respondeu e “vê se me respeita por que sou filha de Deus”. Mais importante do que termos nascido é sermos filhos de Deus.

 

Amigo leitor! Como te sentes sendo irmão de Jesus Cristo e filho de Deus? É com respeito que vivemos a nossa vida uma vez que renascemos pelo Batismo.

 

Crissiumal,14/01/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos