Notícia

Leite - 14/01/2015 - Audiência Pública convocada pelo Prefeito Walter reuniu lideranças municipais, Italac e comissão de produtores de leite credores da LBR


Reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Crissiumal

Uma Audiência Pública convocada pelo Prefeito Walter Luiz Heck reuniu lideranças municipais de diversos segmentos, diretores e funcionários da empresa Italac, e a comissão de produtores de leite credores da LBR na tarde desta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2015, na Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal.

 

Participaram da Audiência, Prefeito e Vice, Vereadores, Lideranças Sindicais, de instituições financeiras, e de classes representativas.

 

A reunião, que teve mais de duas horas de duração, tinha como objetivo chegar a um “meio termo” e pôr ponto final ao protesto, que tranca os portões da indústria que era da LBR e hoje é administrada pela Italac, que nem chegou a receber leite ainda no local, já que desde assumiu a mesma, no início de dezembro, não teve acesso ao pátio para carga e descarga do produto. Além disso, desde a virada do último mês, nem mesmo os funcionários da planta tem conseguido acessar seu local de trabalho. O bloqueio é realizado por produtores com valores a receber da empresa LBR.

Representando a Italac, o Diretor Lenormand Eugênio da Silva, reafirmou que a empresa não tem outra proposta, somente a inicial, do pagamento de 50 % dos débitos da LBR em 5 vezes. Silva também relembrou que a empresa tem nesta proposta todo o seu esforço, de pagar uma divida não contraída por ela.

 

Outro fato apontado pela Comissão de Credores é de que 52 agricultores ainda estão participando do manifesto que fecha o portão, sendo que alguns deles são produtores da Italac e outros já estão com outras empresas. Os demais aceitaram a proposta da Italac.

 

A representação dos agricultores também apresentou vários pontos que ainda os mantém protestando, especialmente contas que acabaram atrasando com o calote e a falência da LBR. Lembrando que até agora, os agricultores realizaram somente protestos pacíficos, sendo o último a carreata no centro da cidade no início da semana. Os mesmos reafirmaram que somente saem do pátio da LBR com o valor a receber depositado em suas contas.

 

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ivo Pagani, os produtores conseguiram uma decisão judicial favorável expedida nesta quarta-feira (14), permitindo a venda de 58 toneladas de queijo que eram da LBR e que seguem estocados na empresa. Este queijo terá seu vencimento expirado no próximo dia 11 de fevereiro e o Presidente do STR se comprometeu em auxiliar os agricultores na venda do mesmo.

 

Mesmo com todo o imbróglio a Italac em nenhum momento manifestou o desejo de não mais assumir a planta industrial de Crissiumal, que pertence ao Município. O Diretor Lenormand Eugênio da Silva apresentou a empresa aos presentes e garantiu a seriedade nas ações da mesma.

 

Agora, se aguarda uma definição, onde se for confirmada a venda do queijo para pagar parte da dívida, os agricultores prometem abrir os portões para que a Italac inicie o recebimento de leite em Crissiumal.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos