Notícia

Educação - 13/11/2024 - Enem pode voltar a certificar Ensino Médio


Possibilidade é estudada pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação

Estudos para otimizar avaliações educacionais no país, por meio do uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão sendo feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC).

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que está em análise a possibilidade de o Enem voltar a certificar a conclusão do Ensino Médio (que deixou de vigorar para esse fim em 2016, ficando somente a cargo do Encceja). E seria para estudantes maiores de 18 anos de idade, em mudança que já valeria no Enem de 2025.

Conforme o ministro, permitiria que o aluno aprovado no Exame já pudesse ingressar na universidade. “A ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar.” E acrescentou que “dá mais abrangência e permite que seja feita a prova e o aluno já tenha acesso à Educação Superior”.

Outra novidade em estudo no Inep é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), adotado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes brasileiros. Assim, Camilo revela que para os estudantes do final do Ensino Médio poderia valer o resultado do Enem. “Às vezes, o aluno do 3° ano do Ensino Médio prioriza o Enem, em detrimento à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade de o Enem, para o aluno do 3° ano, já servir para a prova do Saeb.” Ele acrescenta que “o Inep terá prazo, até antes das inscrições do próximo ano, para concluir essa recomendação”, e que trata-se de um passo do MEC para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025. Diz, ainda, que a discussão será ampliada com as redes de ensino no país.

Fonte: Correio do Povo

Postado: Leila Ruver
Vídeos