function newspesquisa()
{
if (document.pesquisa.texto.value.length < 3) {
alert("Digite mais que 2 caracteres."); document.pesquisa.texto.focus(); return false;
}
return (true);
}
Notícia
Trânsito - 13/11/2011 - Deputado estadual Chicão Gorski morre em acidente de trânsito
Carro em que o parlamentar estava colidiu com uma árvore entre Santiago e Jaguari
Morreu na madrugada deste domingo em um acidente de trânsito o deputado estadual e ex-prefeito do município de Santiago, Chicão Gorski, aos 54 anos. O parlamentar do Partido Progressista (PP) estava em veículo Fiat Linea na BR-287, entre as cidades de Santiago e Jaguari, na região central do Estado, quando sofreu em um acidente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro que ele dirigia saiu da pista e bateu em duas árvores, na altura do quilômetro 381, e depois pegou fogo.
Gorski morreu ainda no local do acidente. A esposa dele, Luciane da Silva, foi levada ao Hospital de Caridade de Santiago e submetida a uma cirurgia de abdome para conter um sangramento. No começo da manhã seu estado era estável.
O filho do casal, Marcelo da Silva Gorski, de três anos, também estava no veículo e escapou ileso, segundo a polícia graças ao uso da cadeirinha.
O velório do deputado vai ocorrer no CTG Coxilha de Ronda, em Santiago. O corpo será cremado na segunda-feira.
Natural de Santiago, José Francisco Gorski, mais conhecido como Chicão, era engenheiro civil formado na Universidade Católica de Pelotas e pós-graduado em Gestão Pública. Construiu sua vida política na cidade, depois de ganhar popularidade pelo seu envolvimento com o esporte. Ex-jogador do Cruzeiro Esporte Clube de Santiago, Chicão assumiu a presidência do clube no final da década de 1970. Ao longo dos anos, ajudou a transformar o clube numa empresa, que teve importante atuação na comunidade santiaguense na formação de jogadores e na realização da maior Copa de Futebol Juvenil da América Latina, a Copa Santiago.
Em sua trajetória política na cidade, Chicão foi vice-prefeito de 1997 a 2000 e prefeito por dois mandatos, de 2001 a 2008. Sua administração foi premiada pelo Projeto Minha Casa, da Caixa Econômica Federal, ficando entre as 20 melhores práticas do país em gestão local. Também atuou como assessor parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP).
Nas eleições de 2010, como candidato a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP), Chicão obteve 43.012 votos, a maioria deles em sua região — somente em Santiago foram 20.801 votos. Em 31 de janeiro de 2011, assumiu como deputado estadual pela primeira vez e foi indicado pela bancada do Partido Progressista para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo gaúcho, função que atuou até o seu falecimento.
Chicão tinha sete filhos — três homens e quatro mulheres — e era casado com Luciane da Silva, que também estava com o deputado no momento do acidente. Luciane foi levada ao Hospital de Caridade de Santiago e se encontra em estado estável.
O santoaugustense Ernani Polo, filho do atual prefeito de Santo Augusto Alvorindo Polo, vai assumir a cadeira deixada na Assembléia Legislativa, pelo Deputado Chicão do (PP), que faleceu nesta madrugada em um acidente de trânsito na região central do estado.
A informação foi confirmada pelo próprio Ernani em contato com a reportagem da Rádio Querência de Santo Augusto.
Ernani hoje é o secretário-geral do PP e primeiro suplente de Deputado Estadual do Partido Progressista (PP), no RS.
Fonte: Zero Hora / Radio Querência
Foto: Nova Pauta
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver