Notícia

Educação - 13/09/2017 - Estudantes da Unijuí vão embarcar para experiências no exterior


Crissiumalense irá fazer intercâmbio em Portugal

Neste segundo semestre, estudantes de diversos cursos da Unijuí terão a oportunidade de realizar um intercâmbio no exterior, oportunidade para ampliar o conhecimento e ganhar experiência profissional e cultural, aprimorar um idioma estrangeiro e agregar valor ao currículo.

Nesta terça-feira, dia 12, Sarah Blauth Fengler, estudante de Engenharia Civil, embarca para Portugal, para estudar no IPLeiria. “Tenho uma expectativa muito grande quanto ao ensino lá: como será o método de ensino, aplicação das avaliações e depois o resultado destas. Considero-me uma aluna com bom desempenho acadêmico na Unijui, mas quem sabe lá fora? ”, questiona. 

Os estudantes têm a oportunidade de cursar um semestre ou dois de disciplinas do seu curso no exterior, em uma das universidades parceiras da UNIJUÍ. Atualmente a Universidade mantém convênios para a graduação com universidades de Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, Alemanha, Colômbia e Argentina. “Quando consultei o Escritório de Relações Internacionais (ERI) me foram apresentadas três opções e optei por realizar meus estudos na Universidade do Porto, em Portugal”, observa Laura Mallmann Marcht, que estuda Direito. 

Ela afirma que a vontade de realizar intercâmbio surgiu quando ingressou na iniciação científica, há aproximadamente quatro anos. “Espero expandir meu conhecimento com a troca de cultura e conhecimento. Pretendo conhecer outras faculdades de Direito, e amadurecer a ideia de realizar um mestrado no exterior. Acredito que essa experiência enriquece a formação profissional de qualquer aluno que busca um saber excepcional. E diferente do que muitos alunos pensam, é uma realidade muito próxima que a universidade oportuniza, basta ir ao encontro”, relata. 

Para preparar a turma de intercambistas, ainda no mês de agosto o Escritório de Relações Internacionais da Universidade reuniu o grupo de oito estudantes para uma conversa e prestar esclarecimento. Na ocasião, a intercambista que retornou do IPLeiria, em Portugal, Vitória Pause Cazalli, do curso de Direito, compartilhou sua experiência de intercâmbio com eles. O Vice-reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Fernando Jaime González, também esteve presente na reunião. 

 

Quem vai? Confira a lista de estudantes e os destinos:

Amanda Neumann Sanches – Engenharia Química – UMCS, Polônia

Edmilton Oliveira Stein – Engenharia Mecânica  -  Universidade do Porto, Portugal 

Sarah Blauth Fengler – Engenharia Civil -  IPLeiria, Portugal

Lucas Rotili Buske – Engenharia Civil – IPLeiria, Portugal

Gabriela Stasiaki Leichtweis, de Crissiumal – Estética e Cosmética – IPLeiria, Portugal

Rafael Zimmermann – Direito – UMCS, Polônia             

Laura Mallmann Marcht – Direito – Universidade do Porto, Portugal

Laura Pasini Hanzel – Direito – IPLeiria, Portugal

 

A Escola Rocha Pombo, onde estudava Gabriela Stasiaki Leichtweis também escrever sobre o sucesso de sua ex-aluna. Leia abaixo:

 

Escola Rocha Pombo segue a linha pedagógica voltada ao aprendizado do aluno em sua totalidade

 

   A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, presente há 78 anos na comunidade Crissiumalense, sempre engajada nas questões sociais, no crescimento do ser humano e que vem construindo ao longo dessa história valores que promovam a vida de seus alunos e dos seus semelhantes, sempre com diversos projetos em andamento e que possuem múltiplos objetivos, mas que destacam principalmente a motivação de seus alunos para alcançarem metas educativas voltadas aos resultados positivos e com a visão na vida futura dos educandos.

   Segundo a Diretora, Roseli Vianna, “todas as áreas do conhecimento devem ser trabalhadas com total afinco, mas quem está na educação sabe que a competitividade no mercado de trabalho é cada vez maior e as relações humanas é que podem fazer a diferença na hora de uma contratação por exemplo, pois saber lidar com gente nos torna gente, e é justamente esse o trabalho que se destaca em nossa escola, onde priorizamos o conhecimento  como um todo e não apenas em uma área, queremos que nossos alunos saiam daqui realmente preparados para enfrentar o que encontrarão nesse mundo, são sementes que plantamos mas que temos certeza que germinarão, as conquistas podem não aparecer no momento, mas em um futuro bem próximo os alunos da escola Rocha Pombo terão com certeza seu futuro determinado e grandes vitórias que não são momentâneas, muito pelo contrário, o conhecimento que repassamos aos nossos alunos são para a vida toda.”

   Ainda em conversa com a Diretora Roseli a mesma destacou uma notícia que trouxe grande alegria a toda comunidade escolar, pois uma ex-aluna do ensino médio da escola, Gabriela Stasiaki Leichtweis, estudante atual do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, terá a oportunidade, através da universidade, de realizar um intercâmbio em Portugal, para ampliar o conhecimento e ganhar experiência profissional e cultural.

    Em contato com a aluna Gabriela, durante essa semana, a mesma enfatizou a importância da escola Rocha Pombo na sua formação: “Acredito que o tempo que estudei no Rocha Pombo foi muito importante para o meu aprendizado e conhecimento. Hoje inicio uma nova etapa na minha vida acadêmica, profissional e  pessoal, é um sonho e uma conquista muito grande. E posso dizer que o Rocha Pombo fez parte dela. Obrigada a todos os professores e funcionários pelo incentivo e educação que sempre me proporcionaram.”

  A diretora completa o depoimento da aluna dizendo que: “É isso que estou falando. A escola Rocha Pombo trabalha com a certeza de que evidenciar apenas uma esfera não é o caminho, temos que, enquanto educadores, mostrar aos nossos alunos que as coisas efêmeras são importantes para o agora, mas elas são finitas, fugazes, são triunfos que logo são esquecidos, não fazem história e não colaboram na criação de uma verdadeira história. O que realmente vale é o conhecimento, o relacionamento humano, o viver e o sentir com a alma, onde o aprendizado abrace a todos de igual maneira. A escola Rocha Pombo contempla nos seus ensinamentos as inteligências múltiplas e as diferentes áreas, somos campeões em fazer alunos vencedores na vida e que tenham todas as condições para buscarem suas próprias vitórias, não apenas no momento, mas durante toda a sua existência, e a aluna Gabriela é um grande exemplo de como trabalhamos, ela sempre foi muito ativa, preocupada, estudiosa, participativa e os professores viram nela essas potencialidades e ajudaram a canalizar seu conhecimento, fico feliz em saber que mais um dos nossos é sucesso e que contribuímos para que isso acontecesse.” 

Fonte: Escola Rocha Pombo

 

Fonte / Foto: Unijuí

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos