Notícia

Curiosidades - 13/05/2021 - Pé de Laranja-da-Terra chama à atenção no interior de Crissiumal


Fato chegou ao conhecimento do Guia Crissiumal através da Agente de Saúde Cecília Feyh Westphal

(Na foto acima - Edla Griesang)

A Laranja-da-Terra é originária da Índia e não é vista com tanta frequência em nossa região porém, mesmo em nossa região existem alguns exemplares. 

No interior de Crissiumal, um pé da espécie chama à atenção. O fato chegou ao Guia Crissiumal, através da Agente Comunitária de Saúde Cecília Feyh Westphal. Durante esta quinta-feira, dia 13 de maio, Cecília em uma de suas visitas se deparou com o pé carregado de frutas, na propriedade de Edla Griesang, na localidade de Alto Crissiumal. Ela achou o fato bastante interessante e resolveu encaminhar a redação do Guia Crissiumal.

(Na foto Cecília Feyh Westphal)

Sobre a Laranja-da-Terra: 

A árvore da Laranja-da-Terra (Citrus aurantium L.) é de porte médio a grande, de alta produtividade, possui folhas longas, grossas e escuras; sua flor possui várias pétalas, tem cor branca e fragrante; a polpa e as membranas da fruto são azedas e amargas. Quando comparada a outras árvores do gênero Citrus é muito resistente a doenças.

É nativa do nordeste da Índia.

As laranjas amargas foram trazidas para as américas pelos espanhóis e portugueses no séc. XVI. Os chineses com sua importante medicina popular usam a laranja-da-Terra como tônico e como carminativo para tratar dispepsia.

Nas folhas, flores, frutos, sementes e cascas da árvore são encontrados vários princípios ativos como: óleo essencial, flavonoides glicosídeos, flavanonas, cumarinas, sais minerais, vitaminas A, B1, C, pigmentos carotenoides e vários outros. Os princípios ativos são de grande importância para o uso diversificado da planta.

Fotos: Cecília Feyh Westphal

Postado: Leila Ruver
Vídeos