Notícia

Clima - 13/05/2018 - RS terá semana de tempo instável e temperatura amena


Nebulosidade aumenta depois de domingo que começou com névoa e temperaturas mais baixas do ano

Depois de um domingo marcado por uma manhã de temperaturas baixas e uma tarde de sol resplandecente, o Rio Grande do Sul terá pela frente uma semana de tempo instável.

Nesta segunda-feira, segundo a Somar Meteorologia, uma área de instabilidade formada no Paraguai já deve trazer chuva para as porções oeste e noroeste do sábado. No resto do território gaúcho, o tempo continua bom.

Na terça, o mau tempo atinge o Rio Grande do Sul todo, com chuva generalizada. O maior volume - na faixa dos 15 milímetros - deve ser registrado no norte.

- Tem chance de granizo pontual nessa região - alerta o meteorologista William Minhoto.

A instabilidade começa a perder força na quarta-feira, mas para o próximo fim de semana deve voltar a chuva, com alguma intensidade. 

A temperaturas serão amenas durante a semana, sem frio extremo ou muito calor.

- Vai ser aquele friozinho da manhã - explica William.

As mínimas não devem cair tanto como neste domingo, quando foram registrados 2,9ºC em São José dos Ausentes, menor marca de 2018 até aqui. Porto Alegre também teve a menor temperatura do ano, 13,1ºC. e amanheceu coberta pela neblina. No decorrer do dia, o panorama se transformou. O sol dissipou a névoa, imperou e fez a temperatura disparar, produzindo um domingo irretocável. A temperatura alcançou a 23ºC na Capital e 24,9ºC em Santa Rosa.

 

COMO VAI SER A SEMANA

Segunda-feira

Parcialmente nublado, com nevoeiro. Chance de chuva no oeste e no noroeste do Estado. Os ventos são fracos. Temperaturas variam de 5ºC a 28ºC. Na Capital, de 14ºC a 26ºC.

 

Terça-feira

Aumenta a nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em todo o território gaúcho. No Norte, pode ocorrer alguma queda pontual de granizo. Há chance de rajadas de vento. A mínima sobe para a faixa de 10ºC, mas a máxima não deve superar os 24ºC. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20ºC e 22ºC.

 

Quarta-feira

Mais um dia com tempo de parcialmente nublado a nublado, mas com menos chuva. A mínima recua para 7ºC, com máxima de 23ºC. Na Capital, de 16ºC a 20ºC.

 

Quinta-feira

Sem chuva, mas com alguma nebulosidade. Pela manhã, risco de geada na campanha e nos Campos de Cima da Serra. Temperatura variando de 4ºC a 22ºC no Estado e de 10ºC a 20ºC na Capital.

 

Fonte: ZH

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos