Notícia

Agricultura - 13/05/2013 - Duas agroindústrias de Crissiumal receberam o selo SABOR GAÚCHO


Entrega aconteceu nesta segunda-feira

Duas agroindústrias de Crissiumal receberam nesta segunda-feira, dia 13 de maio, o selo “Sabor Gaúcho”. Foram elas a Agroindústria Mel Lanz e a Saci Agroindustrial.

 

O Selo Sabor Gaúcho foi criado para as Agroindústrias Familiares do Rio Grande do Sul em 1999, onde com isso a Agroindústria Familiar agrega valor ao produto do produtor rural e coloca produtos de boa qualidade na mesa dos consumidores. Para ter o Selo Sabor Gaúcho são avaliados diversos critérios que a agroindústria deverá se adequar e seguir, levando em conta sanidade e outros aspectos. A fiscalização é feita pela EMATER RS.

 

Além das duas agroindústrias crissiumalenses que receberam o selo nesta segunda, mais oito agroindústrias aguardam para receber o mesmo.

A Agroindústria Mel Lanz está atuando desde 2002, embora a família Lanz trabalhe com apicultura há mais de 30 anos. Atualmente 8 pessoas trabalham na empresa, onde a produção é superior aos 15 mil kg de mel por ano, sendo feitas duas colheitas, uma na primavera e outra no outono, são mais de 800 caixas de abelhas que estão em mais de 130 pontos diferentes nos municípios de Crissiumal, Humaitá e Tiradentes do Sul. A venda é feita nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Durante a cerimônia o proprietário Ari Darci Lanz relatou que o trabalho da agroindústria é todo ele artesanal, desde a colheita até a produção. A empresa também possui SIF.

 

A Saci Agrindustrial era a única empresa que já possuía o Selo Sabor Gaúcho desde o ano de 2000, sendo que no final de 2012 o prazo de validade havia espirado e é uma empresa que faz parte da agricultura familiar e está há mais de 15 anos em atividade, com tradição e experiência na atividade há 24 anos. Ela produz derivados de carne suína, trabalhando dentro dos melhores padrões sanitários, exigidos pelo Serviço de Inspeção Sanitária. A característica colonial, o resgate das fórmulas antigas, aliado às novas tecnologias e desenvolvendo produtos diferenciados, com receitas exclusivas, traz um diferencial único aos mesmos. Os principais atributos da empresa são: Alma de quem faz; Carnes selecionadas; Segurança alimentar; Maturação longa; Alimento e prazer.

 

Recentemente a Saci teve seu salame escolhido como um dos 5 melhores do RS, e por isso a Agroindústria é presença constante nas maiores feiras do Estado e até mesmo do país. O seu proprietário João Carlos Moerschberger também trabalha na construção de um grande empreendimento, que irá abrigar uma agroindústria, uma loja com produtos coloniais, adega, sala de reuniões, café colonial, bar, adega spiral, taberna e salão para eventos na BR 472, nas proximidades do trevo de acesso a Três de Maio.

 

Participaram da cerimônia na manhã desta segunda-feira Rejane Gollo Fornari (Engenheira de Alimentos da Emater), representantes da Emater local, da Secretaria Municipal de Agricultura e de outras secretarias da Prefeitura Municipal e o Gerente do Cooper Fonte Nova Marcos Sossmeier.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos