Notícia

Saúde - 13/04/2012 - COMPEDE desenvolve Projeto Diagnóstico da realidade das pessoas com deficiência no município de Crissiumal


Etapa de capacitação dos agentes comunitários de saúde aconteceu nesta sexta-feira

Frente ao Movimento Nacional de Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, na educação, na acessibilidade social, e diante do desconhecimento da realidade municipal frente às pessoas com deficiências, sentiu-se a necessidade de construir um instrumento capaz de identificar, diagnosticar e nortear as ações e políticas públicas no atendimento das mesmas.

 

Com objetivo de fornecer dados quantitativos e qualitativos que possibilitem assegurar os seus direitos como cidadão, bem como construir subsídios e suporte para promover o direito à autonomia e melhor qualidade de vida.

 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMPEDE, em conjunto com a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo o Projeto Diagnóstico da “Realidade” das Pessoas com Deficiência no Município de Crissiumal.

 

Após apresentação e provação do projeto ao Conselho Municipal de Saúde, aconteceu nesta sexta-feira, dia 13, durante o dia no CTG, a Etapa de Capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde que serão instrumentos de aplicação do questionário do Projeto, onde participaram também a Equipe do PIM.

 

A Capacitação serviu para esclarecer o que é deficiência e seus tipos, para facilitar a identificação na hora da aplicação do questionário.

 

Inicialmente a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social Irene Drumm, deu abertura e falou da importância do trabalho dos Agentes e deste trabalho de levantamento de dados, que irá contribuir para sabermos da nossa realidade e poder assim atender melhor este público.

 


- O Fisioterapeuta Dr. Marcos Rogério L. Zanella palestrou sobre Deficiência Física.


 - A Psicóloga Tatiane Hartmann Jahn, palestrou sobre Deficiência Intelectual.


- E a Professora, Tradutora, Intérprete de Libras e Presidente do COMPEDE Mauriceia Maioli Volpato, falou sobre as Deficiências Visual, Auditiva e Múltipla.

 

Também estiveram presentes o Assistente Social Rodrigo secretário executivo do Conselho e a Luciane Schneider secretária do COMPEDE, que ajudaram na organização o evento.

 

O próximo passo do projeto será uma ampla divulgação nos meios de comunicação, para que a população conheça o projeto e fique ciente da importância de responderem o questionário. E após isso, os Agentes Comunitários de Saúde irão aplicar um questionário na sua área de atendimento, uma vez que temos 100% de cobertura, com questões abertas e fechadas. Depois será criado um banco de dados local, com disponibilização dos dados para as instituições governamentais e não governamentais, como subsídio na busca por recursos e equipamentos para atender a população beneficiada.

 

 

Luciane Schneider – Secretária COMPEDE

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos