Notícia

Texto de Opinião - 13/03/2022 - Família e Escola: a importância de andarem juntas


Por Andréa Fabiane Franck Weber

O diálogo entre família e escola é fundamental no processo educacional da criança, pois quando não há interação, surgem dificuldades e não ocorrem resultados efetivos.

A atitude de parceria proporciona mais segurança e qualidade na aprendizagem das crianças, fazendo com que se tornem bons cidadãos, capazes de enfrentar os desafios. E apesar de ser importante, não é uma tarefa fácil.

Conviver, aprender e receber carinho dos pais é extremamente importante para uma formação saudável, pois faz com que elas tenham boas referências para toda a vida.

O apoio da família é imprescindível para que a criança possa desenvolver autoestima e confiança, adquirindo habilidades para saber lidar com suas emoções, como alegria, frustração e tristeza, além de enfrentar os desafios e medos e assumir responsabilidades.

Os pais também são responsáveis por promover estímulos para o crescimento saudável, a socialização, a comunicação, a cidadania, a segurança e a aprendizagem da criança. A partir de uma convivência de qualidade, a criança tende a se espelhar na família, seguindo os seus exemplos em todos os aspectos da vida.

A falta de controle emocional pode causar diversos problemas de socialização na vida adulta, contudo, é necessário ajudar os pequenos a educarem suas emoções. Da mesma maneira que a escola se preocupa com o bem estar físico dos alunos, é preciso levar em consideração o seu bem estar emocional, analisando como eles são capazes de proteger as suas emoções e se relacionar com as pessoas.

Assim sendo, é essencial que as famílias invistam na saúde emocional de seus filhos, dando abertura para eles poderem conversar sobre qualquer assunto, isso contribui para prevenir depressão, ansiedade, fobias, estresse e agressividade.

Também é crucial entender que as crianças precisam vivenciar cada etapa da vida, elas têm a necessidade de correr riscos, inventar, frustrar - se , brincar , desenvolvendo - se  de forma saudável tanto no aspecto físico, quanto emocional e intelectual.

 

Professora: Andréa Fabiane Franck Weber.

Formação: Magistério.

Licenciatura em História.

Pós Graduação em História e Geografia.

Postado: Leila Ruver
Vídeos