Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.64 - Momento Leite:
- Exportações de lácteos da Argentina cresceram em 2011
- Produtores de leite aguardam nova prorrogação para instrução normativa 51
- apesar da queda da produção, preço do leite cai no RS
- Associação Leite Brasil diz que setor precisa de amparo para alavancar
Exportações de lácteos da Argentina cresceram em 2011 - As exportações argentinas de lácteos aumentaram 45,5% nos primeiros dez meses do ano, em relação ao mesmo período de 2010. Foram embarcadas 354 mil toneladas de produtos, ao preço de um bilhão de dólares. Em valores o aumento foi de 72%, em relação ao ano anterior, e ultrapassou o um bilhão de dólares. O produto mais exportado foi leite em pó. Em outubro, as exportações de lácteos foram 47.821 toneladas, 11,8% a mais que em setembro, e 21,8% acima dos embarques de outubro de 2010. Em valor, as vendas para o exterior no mês de outubro chegaram a 189 milhões de dólares, 45,4% mais que em outubro de 2010. (Infortambo – Tradução Livre: Terra Viva)
Produtores de leite aguardam nova prorrogação para instrução normativa 51 - Medida prevê regras mais rígidas na atividade leiteira em todo o país. Entidades ligadas a produtores de leite no Rio Grande do Sul aguardam uma nova prorrogação da entrada em vigor da instrução normativa 51, que prevê regras mais rígidas na atividade leiteira. Prevista para julho deste ano, a medida foi prorrogada para janeiro de 2012 no Centro-Sul do país. No Nordeste, o novo prazo ficou para a metade do ano que vem. Conforme o assessor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), Airton Hochscheid, a medida pode tirar do mercado boa parte das 120 mil famílias que dependem da atividade. Se a lei fosse implementada hoje, da forma como está escrita, de 20% a 30% dos produtores não estariam adequados. É necessário ver de que forma esses produtores venham a se adequar ao que exige a norma para não ficarem fora da produção e comercialização do produto. A proposta das entidades é uma nova prorrogação. É necessário implementar a normativa, mas precisamos que aquele produtor que não está adequado possa ter um período de seis meses ou até um ano para corrigir ou aperfeiçoar seu processo de produção. Um dos fatores que ainda preocupa é redução no número de células somáticas aceitáveis nas amostras de leite. Células somáticas se reproduzem em defesa do organismo e migram para o leite quando existe risco de doenças como a mastite. Para garantir o cumprimento das exigências, o produtor precisa garantir a temperatura do leite após a ordenha e deve contar com um tanque de resfriamento. (Canal Rural – adaptado equipe Ageleite)
Apesar da queda da produção, preço do leite cai no RS - No Rio Grande do Sul, a estiagem prolongada e a retirada de animais das pastagens de inverno repercutiram em queda da produção de leite em outubro e também em novembro. Apesar disso, o preço do leite ao produtor caiu 0,7% no pagamento de novembro, referente ao leite entregue em outubro. A pressão vem do aumento da oferta no Sudeste e Centro-Oeste, além dos recuos verificados no atacado e varejo de produtos lácteos. (Rural Br – Terra Viva)
Associação Leite Brasil diz que setor precisa de amparo para alavancar exportações - O leite de São Paulo, que é um dos mais baratos do mundo, tem potencial para grandes negócios no comércio exterior. Segundo opinião do presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez, que afirma que, com amparo do governo federal, o setor poderia alavancar as exportações. Ele revela que essa constatação foi um dos motivos para a realização do estudo que apontou as diferenças entre os valores do produto em diferentes capitais do planeta. Nos outros países, há subsídios. Não conseguimos produzir mais, porque não temos no mercado externo a ajuda que os outros têm. É preciso trabalhar para que isso mude de configuração. Precisamos de ajuda para exportar – aponta. (Canal Rural – adaptado equipe Ageleite)
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Tweet |