Notícia

Texto de Opinião - 12/11/2014 - Visitando os Enfermos-Por Pastor Leandro Born


Leia na íntegra o texto de opinião

VISITANDO OS ENFERMOS...

 

A congregação Luterana Paz (IELB) tem por hábito fazer visitas no Hospital de Caridade de Crissiumal. Faço visitas aos pacientes toda quarta-feira pela parte da tarde. Mas será que isso é importante? Será que a visita de umcristão,  de um pastor auxilia no tratamento?

 

Para iniciar a responder essas questões, em primeiro lugar, temos que analisar as palavras de Jesus: “Era estrangeiro e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim....Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar” (Mateus 25.43, 45).

 

Jesus teve compaixão das pessoas e derrubou muros que excluíam as pessoas doentes da sua época na Palestina e com essas palavras nos tira das quatro paredes da igreja e nos coloca como cristãos no mundo. Jesus agora quer que eu e vocês tenhamos compaixão dos que sofrem e nos chama para agirmos com palavras, gestos e presença solidária para com os enfermos.

 

A Revista “Super Interessante” de Novembro de 2013 traz uma matéria sob o titulo: “FÉ FAZ BEM”. A matéria começa com as seguintes palavras: “Como você professa sua fé?, pergunta o médico Paulo de Tarso Lima a seus pacientes na primeira consulta. Conversar sobre isso virou rotina no setor de oncologia em um dos mais conceituados hospitais do Brasil, o Albert Einstein, em São Paulo...Se o doente vai à missa, ele anota na receita: aumentar a frequência aos cultos. Se deseja a visita de um padre, rabino ou pastor, o hospital manda chamar...No hospital, a fé é uma arma no tratamento de doenças graves.” (Página 42 – Super Interessante – Novembro 2013).

 

Jesus querque visitemos e tenhamos compaixão dos necessitados e doentes. Nessa matéria da Super Interessante, a ciência também se curvou e diz que dezenas de estudos mostram que fiéis são mais felizes, vivem mais e são mais agradáveis. 

 

Particularmente gosto de fazer visitas no hospital. Nos faz refletir sobre a vida. Nos faz ver que o ser humano e seu egoísmo não chega muito longe. Precisamos da fé em Cristo, somente Nele há esperança e salvação. 

 

Geralmente nas visitas hospitalares entrego um folheto com um texto bíblico ou peço permissão para fazer uma oração pelo enfermo. Pois como diz a matéria da Super: “No hospital, a fé é uma arma no tratamento de doenças graves”.

 

Façamos do recado de Jesus uma prática: ver, visitar, amparar também os enfermos de nossa cidade, seja no hospital ou em algum lar. Quando for para falar mal da vida dos outros, pegue e faça algo mais útil: visite um familiar, amigo ou entre no hospital e assim continuemos visitando os enfermos....

Pastor Leandro Born – Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB – Crissiumal/RS.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos