Halo Solar se formou durante a tarde

A quinta-feira de calor em Crissiumal ficou marcada por um belo amanhecer e um enorme Halo Solar no início da tarde.
Um halo solar enorme e impressionante foi registrado no início da tarde sendo visível por pais de uma hora em grande parte do sul do Brasil e dos territórios da Argentina e Paraguai, conforme acompanhamento de postagens feito pelo Guia Crissiumal.
O halo é um fenômeno onde uma espécie de arco-íris se forma ao redor do sol. Isso acontece graças à refração da luz solar em cristais de gelo presentes em nuvens mais elevadas. Ele é um fenômeno natural, também denominado fotometeoro, decorrente da decomposição da luz solar pelos cristais de gelo que se formam em nuvens localizadas entre cinco e dez quilômetros de altura, as formações de nuvens que normalmente provocam o halo solar são as nuvens cirrus e cirrus-stratus. Estas nuvens são pouco espessas e permitem a passagem da luz e que o sol seja visto.
O Guia Crissiumal fotografou o fenômeno:

Também recebemos fotos (abaixo) da fotógrafa Janice Hermann, do Stúdio Fotográfico Carlis, do belo amanhecer em Crissiumal, na saída para Tiradentes do Sul, onde a Cerração deixou uma bela imagem no contraste com o sol.


A temperatura máxima do dia foi alta, chegando aos 33ºC. Nos quatro próximos dias as temperaturas deverão variar entre os 18ºC e os 33ºC. Há a possibilidade de pancadas de chuva isoladas no domingo. Na sexta-feira também deve chover.
Fonte: Guia Crissiumal
Postado: Leila Ruver
| Tweet |