Notícia

Agricultura - 11/07/2014 - Novo programa de atividades da Coopercris, incluindo industrialização de vegetais, foi apresentado em Assembleia Extraordinária


Indústria de Pré-cozidos deverá entrar em funcionamento em breve

O novo programa de atividades da Coopercris de Crissiumal foi apresentado em uma assembleia extraordinária da cooperativa, com grande presença de associados, realizada nesta sexta-feira, dia 11 de julho de 2014, nas dependências do Salão da Comunidade Católica.

 

Entre os assuntos discutidos esteve aprovação de regras de funcionamento do programa que prevê a industrialização de pré-cozidos e vegetais, além de sua comercialização.

 

O Projeto inicial de instalação prevê um custo total de meio milhão de reais com a criação de uma filial, mais uma unidade da Coopercris, que além dos empregos beneficiará os agricultores do município, que poderão entregar a sua produção a empresa. 

 

O comprador será a empresa Degaspari Atacado, de Estrela, que teve seus representantes na reunião. Também participaram da reunião a Direção da Coopercris, do STR, representante da FETAG, representante do Núcleo de Cooperativismo, representantes de entidades financeiras, da AGDI, Vereadores, o Vice-Prefeito de Tiradentes do Sul Aloisio Fussinger e o Prefeito Walter Luiz Heck.

 

Durante a assembleia o Prefeito Walter Luiz Heck destacou ações da atual administração e garantiu a Coopercris o aluguel de um prédio por um ano, para o funcionamento imediato do empreendimento, que gerará uma nova fonte de renda aos agricultores e empregos aos munícipes.

 

O município também auxiliará com a destinação de uma área de terra suficiente para um projeto de longo prazo, apoio na assistência técnica e a visitação da empresa DEGASPARI por agricultores e lideranças crissiumalenses.

 

Algumas dessas ações deverão ser debatidas pela Câmara de Vereadores.

 

Uma das exigências aprovadas na assembleia e de que apenas associados da Coopercris poderão vender seus produtos, portanto que não for associado e tiver interesse deverá manter contato com a cooperativa.

 

Na fase inicial, a industrialização será de aipim, mas a cooperativa já compra: alface, abobrinha, abacaxi, batata, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, couve flor, couve, chicória, chuchu, cebola, espinafre, laranja, maça, melão, moranga, nabo, pimentão, pepino, repolho e tomate.

 

 

Ainda pela manhã representantes da Coopercris e da empresa compradora de vegetais estiveram reunidos com o Prefeito.

 


Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos