Notícia

Educação - 11/07/2011 - Professores da Rede Municipal de Crissiumal realizaram estudos com Esther Grossi e Gerard Vergnaut


Evento aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de julho, em Porto Alegre

Esteve acontecendo nos dias 08, 09 e 10 de julho, na cidade de Porto Alegre um encontro para realização de estudos em relação ao ensino da matemática. O encontro foi organizado pelo GEEMPA ( Grupo de Estudos em Educação e Metodologia de Pesquisa e Ação) e ocorreu no salão de eventos do Hotel Everest.

 

Parciparam as professoras Sandra Breunig, Marlei dos Santos, Samara Janke e Iara Hammes, juntamente com representantes dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Os palestrantes Ester Grossi e o Frances Gerard Vergnaut colocaram lado a lado a teoria dos campos conceituais e os cinco eixos do inicio das aprendizagens matemáticas: espaço, numero, divisão, adição e lógica, a noção de esquema de pensamento de Vergnaut e a rede de hipóteses nos cinco eixos acima citados, as formas operatórias e discursivas dos conhecimentos e o papel relevante do jogo em didática.

 

Os estudos matemáticos GEEMPA 2011 incorporaram as idéias básicas do pos-construtivismo, dentre elas a de que aprender é um fenômeno social e de que há momentos em que “se aprende muito com os colegas” o que implica na organização da interlocução entre os participantes através de grupos áulicos.

 

Os três dias de estudos serviram para uma desconstrução do conceito de que a matemática é um “bicho de sete cabeças”e que é possível tornar prazeroso o estudo da matemática usando das metodologias adequadas.

 

Vergnaut diz que a atividade não é somente a ação, mas a tomada de consciência para a organização das ações.

 

As professoras participantes do curso se organizarão dentro dos grupos de estudo para a socialização das informações.



Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Crissiumal
Fotos: Iara Hammes

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos