Etapa local do Processo de Participação Popular e Cidadã aconteceu na sexta-feira
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08/07, no Auditório da Escola Ponche Verde de Crissiumal a etapa local do Processo de Participação Popular Cidadã. Cento e duas (102) pessoas da comunidade crissiumalense estiveram participando em votando as áreas prioritárias.
O presidente do COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento) de Crissiumal, Mauri Kohls fez a abertura do evento. A mesa principal foi composta pelo Prefeito Municipal Sérgio Drumm, pelo Vice Prefeito Carlos Ernesto Grun, pelo representante da Câmara Municipal de Vereadores Juvenal Tormes e pelo Vice Secretário do COMUDE Elestor Rupenthal.
Também estiveram presentes pessoas ligadas as mais variadas entidades do município, como os secretários municipais Iran Trentin (planejamento), Sandra Trentini (saúde) e Joel Faccin (educação). Além da Delegada de Polícia Beatrice Didier de Almeida e o Tenente da Brigada Militar André Kahls. A presidente do HCC Célia Wolfram e o administrador Rafael Brackmann também estiveram presentes, assim como diretores de diversas escolas do município.
A votação foi secreta, por escrito, também durante a votação foram eleitos dois delegados, se utilizando o critério de 1 delegado para cada 50 presentes. Os delegados eleitos foram: Alexandre Sturm e Romalino Martins da Silva.
Segundo o Presidente do COMUDE Mauri Kohls desde o ano de 2003 o Estado deve aos municípios, do antigo processo de consulta popular e esta dívida atualmente está em cerca de R$ 385 milhões.
O Vice Prefeito Carlos Grun criticou a forma como o Estado tem feito o processo de consulta, já que não sabemos qual valor irá ser designado para cada demanda. Carlos falou ainda “um município é muito diferente do outro, vou fazer a minha queixa junto a comissão estadual. Mesmo assim agradecemos a todos que vieram e se dispuseram à participar. Se esta é a única forma, vamos acatar e fazer as nossas opções.”
O Vereador Juvenal Tormes falou das classes presentes à reunião e do direito de escolher as duas prioridades, já que não há outra forma, será assim que iremos escolher, disse.
O Prefeito Municipal Sérgio Drumm falou que a cada ano o processo se esvazia, embora o governo se comprometa em pagas as dívidas com os municípios e o importante é que a comunidade expresse o que quer. Mantendo a esperança de que esse processo possa cada vez mais ajudar a região.
A Delegada de Polícia de Crissiumal Beatrice Didier de Almeida falou das dificuldades encontradas atualmente com a falta de recursos oriundos do Governo do Estado. Atualmente em Crissiumal apenas dois policiais atendem a comunidade e por vezes problemas simples demoram para ser solucionados em virtude da falta de pessoal e estrutura.
A área que gerou o maior debate durante a votação foi a da saúde. O administrador do Hospital de Caridade de Crissiumal Rafael Brackmann revelou que o HCC estaria contemplado no item 35, que falava da aquisição de equipamentos para um melhor atendimento aos pacientes. A secretária de saúde Sandra Trentini defendeu o item 33 que falava da saúde como prevenção e da saúde da família. O ex prefeito crissiumalense Carlos Willy Grun falou que deveria haver uma forma dos dois itens serem contemplados, mas como não há devemos votar no que auxilia o Hospital, já que o HCC não visa lucro. Lembrou que trabalha em prol do HCC desde 1964. A secretária Sandra rebateu dizendo que “precisamos da saúde da família, para prevenção e para as pessoas não precisarem ir tanto ao Hospital.
No último dia 1º de julho, no Auditório da Unijui de Três Passos, aconteceu Audiência Pública Regional do Corede Celeiro para tratar do Processo de Participação Popular e Cidadã – Orçamento 2012. Até o ano passado, este processo era conhecido por Consulta Popular, as áreas escolhidas como prioritárias naquele dia foram:
* Agricultura, pecuária e agronegócio
* Desenvolvimento Rural, pesca e cooperativismo
* Meio Ambiente
* Educação
* Saúde
* Habitação e Saneamento
* Segurança pública
* Trabalho e desenvolvimento social
* Política para mulheres
* Justiça e Direitos Humano
Dentro destas 10 áreas a comunidade crissiumalense escolheu nesta sexta-feira o melhor programa de cada, que se enquadra dentro da realidade do nosso município, confira:
Área: Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Programa Escolhido: Cadeias produtivas e fomento agropecuário.
Votação: 102 votos
Área: Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperatividmo
Programa Escolhido: Fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais de base familiar e cooperativa.
Votação: 73 votos
Área: Meio Ambiente
Programa Escolhido: Preservação e conservação dos recursos ambientais.
Votação: 80 votos
Área: Educação
Programa Escolhido: Recuperação, ampliação e qualificação da infraestrutura física e modernização tecnológica das escolas.
Votação: 91 votos
Área: Saúde
Programa Escolhido: Redes de atenção à saúde (fortalecer e ampliar).
Votação : 56 votos
Área: Habitação e saneamento
Programa Escolhido: Produção Habitacional.
Votação: 90 Votos
Área: Segurança Pública
Programa Escolhido: Prevenção e Repreensão.
Votação: 96 votos
Área: Trabalho e desenvolvimento social
Programa Escolhido: Trabalho Emprego e Renda.
Votação: 94 votos
Área: Política para mulheres
Programa Escolhido: Cidadania e Efetivação de direitos das mulheres.
Votação: 77 votos
Área: Justiça e Direitos Humanos
Programa Escolhido: Promoção de direitos humanos.
Votação: 70 votos
Por aclamação as 4 prioridades eleitas pelos crissiumalenses foram: saúde, segurança, educação e agricultura.
Demais fotos na galeria de fotos do Guia Crissiumal.
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |