GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br
Independente de onde estamos, de alguma forma, direta ou indiretamente precisamos vender mais e melhor, para que nossas atividades e por consequência, nossas vidas, prosperem. Queremos vender mais, porém, nem sempre e nem todos estão dispostos e focados neste objetivo. Você e eu conhecemos pessoas que querem melhores resultados e ficam esperando as coisas acontecerem. Mas... sabemos que não é assim que os resultados vem.
Quer vender mais? – Então faça das atividades de vendas uma espécie de oração diária. Concentre suas atividades diárias em ganhar mais e melhores clientes e veja os resultados melhorarem. É preciso procurar clientes novos e valorizar os clientes atuais, todos os dias, fazendo um acompanhamento diário dos clientes em potencial (prospects/leads). Colher e divulgar mais os depoimentos de clientes satisfeitos sempre ajuda, assim como publicar mais conteúdo de forma consistente e planejada.
A procrastinação (deixar para depois) é a maior ladra do tempo e da grandeza das ações. Quem quer ser ótimo precisa evitar a procrastinação de todas as maneiras. A maioria procrastina por medo, mas muitos também atrasam o fechamento e entregas por pegar muitas atividades novas, antes de concluir os compromissos anteriores, o que é muito prejudicial para a reputação da empresa e dos profissionais. Vejam que é melhor ser audacioso bem sucedido do que irrelevante, ou até fracassado, por medo ou por excesso de ambição, ou ainda por não saber dizer “não”.
Conforme já escrevemos aqui há algumas semanas, quem tem qualidades reconhecidas que permitem cobrar mais, deve cobrar preços mais altos. Aumentar o valor percebido associado ao produto, bem ou serviço deixará as pessoas mais apegadas aos resultados que elas podem obter e com isso, é possível ter clientes melhores e parte destes indicando positivamente para suas redes de contato, o que é a melhor condição que alguém ou algum produto pode alcançar em termos de vendas.
Nunca caia e nem deixe seus colegas caírem na tentação de vender a qualquer custo. Forçar as pessoas a comprar, seja bens de consumo, bens duráveis ou serviços, é altamente prejudicial a médio e longo prazo para qualquer tipo de negócio e profissional. Vendas forçadas pertencem a um passado onde pouco se pesquisava sobre comportamento de compra e consumo. Agora é preciso orientar os clientes e mostrar a solução certa, como o que você vende os impactará positivamente, ou como contribuirá com a vida deles.
Recordando outro tema que abordamos nas últimas semanas: torne-se melhor em marketing de conteúdo. Aprender como aqueles que estão obtendo os melhores resultados criam conteúdo, pode ajudar a replicar o processo adaptando a outras realidades e incrementando com suas próprias ideias. Aprenda os outros fazem bem e o procure identificar porque ainda não foi explorado na sua organização. Procure encontrar lacunas nas ações dos competidores e busque também aprender com ideias para preencher estas lacunas.
Se você quer ganhar mais dinheiro vendendo mais e melhor, fazendo grandes vendas, tendo uma equipe que faça isso, invista em aprender como criar conexões emocionais com o público alvo. Já ouviste falar na arte da persuasão? – Aprenda um pouco sobre isso e tente aplicar nos seus contatos de vendas. Trabalhe para construir o seu carisma e para ensinar sua equipe a ter e aplicar mais carisma no dia a dia. Procure entenda as verdadeiras estratégias de marketing e de relações públicas, além de aprimorar a sua comunicação.
Um abraço e até a próxima!
Postado: Leila RuverTweet |