Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal
Pode faltar um dedo, uma mão e até um braço. É possível viver sem um pé ou sem duas pernas. Jamais o ser humano deveria viver sem coração. Ou se age com coração ou se é desumano.
O ser humano sem boas atitudes, sem sentimentos cristãos se torna um humano sem coração, se torna bruto, se torna um animal e se torna desumano. Consequência, da falta de coração, são os presídios cheios de homens e mulheres aos quais faltou, em certos momentos da vida, um coração para seus irmãos e irmãs ou por que alguém não teve coração para com os mesmos. Toda separação ou distanciamento é causado pela falta de coração para com alguém. Onde faltam corações reina a desarmonia desunião e falta o amor.
Porque até aparecem crianças que foram jogadas no lixo? Porque existem pessoas idosas maltratadas? Porque neste mundo de fartura há gente passando fome? Porque existe tanta gente com ódio, com raiva e com rancor? Gente roubando e matando sem escrúpulos? Porque tantos com problemas em sua família? A resposta simplesmente é que faltam corações, gente que não aprendeu atitudes de amor de Jesus. Até é bom, cada um de nós, olhar ao seu redor e rever as próprias atitudes para ver se somos coração para com todas as pessoas. Se é verdade que existem pessoas sem coração, existem também pessoas com coração de ouro.
Estamos num mundo de muitos sofrimentos e cruzes por que há muitas pessoas sem coração. Não basta ao ser humano estar bem fisicamente com coração que pulsa bombando sangue para todo o organismo se a pessoa não tiver atitudes cordiais.
É Deus quem se faz coração para a humanidade. O coração misericordioso de Cristo nos ensina a sermos coração para Deus e para os irmãos e irmãs. A vida, para quem não tem coração amoroso, não tem graça, é um vazio, sem realização. Ou, se vive com coração ou não se vive. Jesus é coração para toda humanidade, pois, é Ele que veio acolher, amar e se doar por toda a humanidade. O coração divino que se humanizou para divinizar todos os corações do mundo. Pena que nem todos aceitam sua proposta de vida que implica em atitudes de amor. O mundo já tem cruzes suficientes, o que falta neste mundo são corações à semelhança de Cristo. Corações precisam ser amados e amáveis. Jesus veio ser coração para toda a humanidade, veio para ser coração para cada um de nós. Agora é a nossa vez de sermos coração para Ele e para cada irmão e irmã.
Deus não quer gente sem coração. Ele mesmo veio ser coração. Ninguém de nós gostaria de conviver com alguém que não tivesse atitudes de coração. Até é bom cada um de nós pensar; Como está meu coração? Ou seja, que boas atitudes tenho? Não é possível mudar o mundo sem ser coração. Amigo e amiga! Sê coração de Deus como Jesus.
Crissiumal, 10/06/15 Pe Renato José Rohr scj
Postado: Leila RuverTweet |