Notícia

Texto de Opinião - 11/05/2016 - A importância da água-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

“Sem água não há vida. E se alguém der ainda que seja apenas um copo de água fria a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, eu garanto a vocês: não perderá a sua recompensa” (Mt, 10,42).

 

Sem dúvida, uma das maravilhas da criação é a água que se adapta às mais diversas formas de espaços ou recipientes, como também se condiciona aos mais diferentes estados de temperatura adquirindo até formas como se fosse outra coisa recebendo até outros nomes: “iceberg”, geleira pedra, gelo, granizo, neve sem deixar de ser H2O. É o que existe de mais mutável na natureza, mas, continua com a mesma essência.

 

Jesus até usa a água como objeto mais simples de se praticar a caridade como já vimos acima no evangelho de São Mateus. Também é na água do batismo, em nome da Santíssima Trindade que nos tornamos filhos ou filhas de Deus.

 

É maravilhoso observar a chuva; A água cai de pé e sai correndo por entre as pedras, por cima da terra, molhando e regando as plantas que agradecidas se desenvolvem, crescem e florescem produzindo frutos, cada uma, conforme sua espécie.

 

O que certamente mais impressiona é a função que a água exerce; na mistura do trigo com fermento é ela que faz o fermento crescer a massa a qual ao ser levada ao fogo deixa de conter água. Mais impressionante ainda é olhar a sua função da água numa construção; è ela que faz com que o ferro, a areia e o cimento se unem e se fixam se tornando rijos, concretos que não se rompem mais, e quando ela completa a sua função já não existe mais. Que belo exemplo de humildade. É a mais importante para a junção destes materiais e deixa de existir como se não fosse tão importante. A sua obra permanece, embora ela não apareça mais. Sem dúvida, é um grande exemplo para nossa vida, exercer nossa função na família, ou na comunidade sem queremos aparecer. Somos apenas servos.

 

Na história da Samaritana que busca água para saciar a sede é Jesus quem se apresenta como água viva que sacia para a eternidade. Somente Ele sacia para a vida eterna, “A água que eu lhe der se tornará nele fonte de água viva, que jorra para a vida eterna” (cfr. Jo 4 7-15). Há muita gente com sede e não encontra água saudável, mas, há muito mais gente ainda, com sede, que não busca saciar a sua sede de Deus cuja fonte é Jesus. A água limpa purifica e sacia. Do lado de Cristo sai sangue que redime e água que purifica. No sacrifício da missa com a gota de água, simbolizando a humanidade, somos oferecidos com Cristo ao Pai.

 

Amigo e amiga! Sacie tua sede em Jesus. Sem água não se vive, não se deve viver sem Deus. Deus é fonte da nossa vida, também Ele deve ser o motivo e o fim da nossa vida. Diariamente precisamos de água. Jamais o ser humano deveria viver distante de Deus. “Diz Santo Agostinho” Inquieto está nosso coração enquanto não descansa em Deus.

 

Ariquemes, 11/05/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos