Notícia

Geral - 11/04/2019 - Dia D discute sobre Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho


Primeiro encontro acontece nesta sexta-feira,12

Na próxima sexta-feira, dia 12 de abril, o estado do Rio Grande do Sul realizará seu primeiro "DIA D" para o ano de 2019. O “Dia D” tem por objetivo mobilizar as Redes de Ensino para o estudo e reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o referencial Curricular Gaúcho (RCG).

Todas as escolas da rede estadual e os municípios dedicarão o dia para iniciar o processo de discussão para elaboração dos documentos orientadores municipais.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017, iniciou-se o processo de implementação da BNCC e elaboração dos Referenciais Curriculares dos estados, realizado ao longo do ano de 2018. Agora, em 2019, é a vez dos municípios.

Todos os municípios deverão ter entregue aos Conselhos Municipais de Educação (CME’S), até 30 de outubro, seus documentos para que os CME’s aprovem.

Para isso, foram planejados quatro "DIAS D" ao longo deste ano. Além destes dias, uma intensa agenda de apoio e formação às regionais e municípios foram planejadas para este processo, que será desenvolvido ao longo do ano.

O primeiro "DIA D" será realizado no dia 12 de abril, próxima sexta-feira. O objetivo é reunir os professores, por componentes curricular, no território municipal, para organizar o documento orientador do município.

No município de Crissiumal as atividades referentes ao primeiro “Dia D”, serão realizadas a partir das 15h30min, sendo justificada, assim, a dispensa dos alunos. Porém, para a realização das atividades dos demais “Dias D”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as escolas, efetuaram uma reorganização e a alteração do Calendário Escolar, para que nenhum aluno seja prejudicado nos 200 dias letivos.

Além, do próximo dia 12 de abril, as atividades do “Dia D”, para debater sobre a BNCC- Base Nacional Comum Curricular e RCG – Referencial Curricular Gaúcho, acontecerão também nos dias 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro, deste ano.

Vale ressaltar que o “Dia D” foi estruturado para permitir que, por meio do trabalho colaborativo, possa ser refletido sobre as transformações que são desejadas para todo o estado, por meio da Educação. O estudo e reflexão pretende garantir aos docentes e gestores momentos de formação por meio da qual todos os estudantes, independentemente da rede em que estejam matriculados, tenham direito ao ensino considerando a igualdade, a diversidade e a equidade.

Fonte: SMEC – com informações da Sec. Ed. Do Estado

Postado: Leila Ruver
Vídeos