Notícia

Geral - 10/09/2021 - Região Celeiro apresenta crescimento de ICMS para 2022


Crissiumal foi o município que mais cresceu na Região Celeiro, um aumento de 9,18%

A Secretaria da Fazenda divulgou na última quinta-feira (02/09), no Diário Oficial do Estado os percentuais provisórios que caberão a cada um dos 497 municípios gaúchos no bolo de arrecadação do ICMS ao longo de 2022,

A apuração do IPM para os repasses das receitas previstas para o ano seguinte é realizada anualmente pela Receita Estadual, por meio da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios (DRCM), e leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população, 7%; área, 7%; número de propriedades rurais, 5%; produtividade primária, 3,5%; inverso do valor adicionado per capita, 2%; e pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), 0,5%.

Os números revelam um leve aumento na economia da Região Celeiro, a média das somas dos índices dos 21 municípios resultam um aumento 4,97%.

Dos 21 municípios, 20 apresentaram crescimento em seus índices, sendo que 11 ficaram acima da média e apenas o município de Inhacorá obteve resultado negativo (- 1,69%).

Crissiumal foi o município que mais cresceu na Região Celeiro, um aumento de 9,18%, seguido por Tiradentes do Sul com 9,10%, Três Passos com 8,42%, Sede Nova 7,41% e Humaitá com 7,35%.

A partir da publicação do IPM Provisório, inicia o prazo de 30 dias para que os municípios apresentem eventuais contestações e impugnações aos dados, ou seja, até 2 de outubro. Os recursos serão julgados e culminarão com a posterior publicação dos percentuais definitivos.

Confira o quadro completo:

Fonte: Observador Regional

Foto: Rota do Yucumã

Postado: Leila Ruver
Vídeos