Notícia

Cultura - 10/09/2021 - Chama Crioula chegará a Crissiumal no domingo


Cavalarianos receberão centelha da chama em Derrubadas

A Chama Crioula para os festejos farroupilhas de 2021 chegará a Crissiumal no próximo domingo, dia 12 de setembro.

Um grupo de 25 cavalarianos partiu do CTG Estância Saudade na tarde dessa sexta-feira (10). No ano passado, em virtude da pandemia não houve distribuição. Neste ano, ainda pelos protocolos sanitários, os cavalos foram levados de caminhão até o destino e a cavalgada será realizada somente no caminho de volta.

O município de Derrubadas estará sediando o evento de geração e distribuição da Chama Crioula 2021, no âmbito da 20ª Região Tradicionalista (RT). A chama foi gerada no Salto do Yucumã, uma das mais imponentes belezas naturais do nosso Estado, dentro do Parque Estadual do Turvo, uma das maiores reservas de floresta nativa do Sul do país. Lá, um grupo restrito de pessoas levou a Chama ao CTG Veteranos da Tradição, na cidade de Derrubadas. Na manhã do sábado, na Praça Dorival Rigodanzo, acontece a cerimônia de distribuição da chama às entidades tradicionalistas.

Os cavalarianos crissiumalenses, no caminho de retorno acompanharão a cavalgada de cavalarianos de Três Passos, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, Horizontina e Dr. Maurício Cardoso. Inclusive os tradicionalistas de Horizontina e Dr. Maurício Cardoso passam a noite de domingo acampados no CTG Estância da Saudade de Crissiumal.

O Guia Crissiumal acompanhou a saída do grupo e também acompanhará a chegada da Chama Crioula a Crissiumal.

Assista abaixo nossa reportagem em vídeo e a fala de Renato Jung e Marcos Conceição, representantes da Campeira do CTG Estância da Saudade.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos