CAPS de Crissiumal promove atividades neste mês

No dia 10 de setembro é lembrado o dia mundial da luta contra o suicídio. Cerca de 10 mil pessoas por dia cometem suicídio no mundo. Isso significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata, e para cada pessoa que se mata 20 tenta sem sucesso. E, o mais impressionante é que os 1,1 milhão de suicídios que ocorrem no ano poderiam ser previstos ou evitados. A primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. Por esse motivo que o mês de setembro foi estabelecido como o SETEMBRO AMARELO, para que as pessoas possam lembrar que o suicídio pode ser prevenido, da mesma forma como existem as campanhas de prevenção ao câncer feminino no outubro rosa e a saúde do homem é divulgada no novembro azul.
O CAPS I Novo Horizonte de Crissiumal e a Rede de Atenção Psicossocial do município estão com uma programação especial para o SETEMBRO AMARELO. Na tarde da última quarta-feira estiveram reunidos nas dependências do CAPS todos os agentes de saúde do município. Na oportunidade foi discutido o assunto saúde mental e suicídio. Os agentes foram estimulados a falarem sobre o assunto nas suas visitas domiciliares e informar que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Encontrar alguém que tenha disponibilidade para ouvir sem julgar e compreender os sentimentos de um suicida fortalecem as intenções de viver.
Está programada para o dia 30 de setembro uma caminhada para chamar a atenção para o assunto. Pede-se que quem quiser participar da caminhada use roupas amarelas ou leve balões amarelos. O local de saída e o horário ainda serão divulgados. Também serão realizados outros momentos de divulgação do assunto na mídia.
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
| Tweet |