Notícia

Agricultura - 10/08/2022 - Projetos de incentivo a agricultores foram tema de audiência pública em Crissiumal


Vereadores, Executivo, produtores de leite e inseminadores estiveram reunidos nessa quarta

A Câmara de Vereadores de Crissiumal realizou audiência pública para debater projetos de lei relacionados a incentivos para a área agrícola nessa quarta-feira.

A audiência pública foi um pedido do vereador Vilmar Dutra (PP), tendo por objetivo um debate com a classe interessada, antes que os projetos encaminhados pelo Executivo fossem à votação do Legislativo. Participaram da audiência pública, os vereadores Vilmar Dutra, Janice Benatti, Maria Elisia Schmidt Tormes, Gilberto José Volpatto, Valério Ruppenthal e Dilson Zimmermann. A Secretaria Municipal de Agricultura esteve representada pelo secretário Lucas Theisen, acompanhado dos servidores Ivair Feil e Paulo Romero de Lima, que esclareceram diversos pontos dos projetos aos presentes. O público foi composto por produtores de leite e inseminadores.

A audiência foi transmitida ao vivo no facebook do Guia Crissiumal, com imagens e som da Câmara de Vereadores.

O secretário municipal de agricultura Lucas Theisen em suas explanações relatou que Crissiumal possui atualmente 438 produtores de leite, tendo perdido mais de 600 produtores nos últimos 10 anos, com expectativa de diminuição do número atual nos próximos anos, em virtude da dificuldade da sucessão rural.

O Projeto de Lei 134/2022 autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o Programa Municipal de Melhoramento Genético com o incentivo a inseminação artificial de bovinos e abre crédito adicional especial. No projeto a Secretaria Municipal de Agricultura irá realizar o pagamento de 6 URMs (R$ 33,84) por dose de sêmen bovino, para produtores previamente inscritos na secretaria. 

Já o projeto 135/2022 autoriza o Município a criar o programa municipal de apoio a assistência técnica em pecuária leiteira “Mais Proleite”.

Ambos os projetos deverão estar em votação na Sessão Legislativa de segunda-feira na Câmara de Crissiumal.

Assista abaixo a reprise da Audiência Pública.

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos