Notícia

Ageleite - 10/08/2011 - Momento Leite 014


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.14 - Momento Leite:
- Família é presa por misturar água ao leite
- Deputados aprovam prazo para laticínio informar preço do leite
- Subcomissão discutirá medidas para conter importação
 - Multa para venda de leite cru na expointer

Família é presa por misturar água ao leite - Uma família de Venâncio Aires foi condenada a quatro anos e oito meses de prisão em regime inicial semiaberto por adulteração de leite, em processo iniciado em 2008. Pai e mãe e os dois filhos foram detidos quarta-feira passada, dia 03 de agosto, e levados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A Justiça considerou os integrantes da família culpados por adição de água no leite. Eles foram enquadrados no artigo 272 do Código Penal, que descreve falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substâncias ou produtos alimentícios. A empresa que processava o leite está lacrada. (Correio do Povo/RS)

Deputados aprovam prazo para laticínio informar preço do leite - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (2) proposta que obriga o laticínio a informar ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega. A proposta tramita em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para ser votada pelo Plenário. O texto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 547/03, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Pela proposta, caso descumpra a determinação, o laticínio terá de pagar ao produtor o maior preço praticado no mercado. O relator na Comissão de Constituição e Justiça, deputado João Magalhães (PMDB-MG), recomendou a aprovação. A comissão analisou o texto apenas quanto aos seus aspectos de admissibilidade, ou seja, se estava de acordo com a Constituição e com as normas gerais do Direito. (Milkpoint)

Subcomissão discutirá medidas para conter importação - A subcomissão destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional se reúne hoje, quarta-feira (10) para discutir os impactos causados pelo aumento da importação do produto. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o volume de leite e derivados que entraram no mercado brasileiro até junho deste ano equivale a 73,8% do que foi importado durante todo o ano de 2010. Em audiência no Senado, na semana passada, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, defendeu a necessidade de um acordo para estabelecer cotas mensais de importação de leite em pó do Uruguai. Segundo ele, o aumento da importação do produto uruguaio tem preocupado os produtores brasileiros. (Milkpoint)

Multa para venda de leite cru na expointer - A Secretaria da Agricultura vai iniciar trabalho de educação sanitária na Expointer para conscientizar sobre os riscos da venda de leite in natura, prática tradicional no evento, mas vedada pelo decreto federal 30.691, de 1952. "É tradicional, mas irregular. Doenças como tuberculose e brucelose bovina são transmitidas pelo leite cru", alerta a diretora do Cispoa, Ângela de Souza. Notificações e multas serão aplicadas às cabanhas cujos funcionários forem flagrados vendendo o produto.


Você sabia que...Entre as raças utilizadas pelos 100 maiores produtores de leite, a holandesa continua com maior presença, estando presente em 57,8% dos rebanhos?


Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos