Time de 2014 esteve perto do Acesso
Depois de voltar ao futebol profissional em 2012, na terceirona, logo no ano seguinte, o Tupi conquistou o acesso à Série A2, mostrando um excelente futebol, sob comando de Paulo Henrique Marques e um time recheado de bons jogadores.
De 2014 a 2023 foram 10 disputas da competição, até a queda, oficializada neste final de semana. Relembre como foram essas 10 participações do Tupi no segundo nível do futebol estadual.
- 2014 – Com Jair Galvão na casamata essa foi sem dúvidas a melhor participação rubro-negra. O Tupi brigou pelo acesso nos dois turnos, quebrou recorde de jogos sem sofrer gols e invencibilidade, no embalo da conquista da terceirona no ano anterior jogava sempre com estádio lotado, obteve a segunda melhor campanha de pontos, mas não subiu por pecar nos matas, onde foi eliminado nos dois turnos pelo Brasil de Farroupilha.
Campanha: 32 pontos – 18 jogos, 9 vitórias, 05 empates e 04 derrotas.
- 2015 – Com a maior folha salarial da sua história, esperava-se que o Tupi brigaria pelo acesso. Novamente com Jair Galvão como treinador, o time não conseguiu fazer resultados fora de casa. Ganhava em Crissiumal e não ganhava fora, com isso ficando de fora da segunda fase, inclusive tendo que vencer a partida final diante do Glória, para não ser rebaixado.
Campanha: 17 pontos – 14 jogos, 04 vitórias, 05 empates e 05 derrotas.
- 2016 – Com um grupo de jogadores enxuto, porém muito qualificado, que hoje ainda é lembrado em Crissiumal, com a volta de Paulo Henrique Marques, o Tupi se classificou com tranquilidade à segunda fase, porém nos momentos decisivos, a falta de plantel fez a diferença e o acesso ficou com o Caxias, com o Tupi fora da briga ao final da 2ª fase de grupos.
Campanha: 24 pontos – 22 jogos, 05 vitórias, 09 empates e 08 derrotas.
- 2017 – De forma disparada o pior ano do Tupi na competição. Talvez o pior time da história do Tupi. Um ano cheio de erros de planejamento, contratações ruins, começando o campeonato com Leco, tendo que chamar Jair Galvão na 4ª rodada, o Tupi só não caiu por ter feito mais pontos que o Panambi, que jogou a competição com um bando de meninos. De lembrança só a apagada passagem de Adriano Gabiru pela equipe.
Campanha: 08 pontos – 13 jogos, 01 vitória, 05 empates e 07 derrotas.
- 2018 – Com Fabiano Borba na casamata o Tupi montou um time modesto, que com o andar da competição mostrou bom futebol e garantiu a classificação aos matas com muita tranquilidade. Foi sem dúvidas o último grande time do Tupi. Apenas eliminado nas quartas de final pelo Aimoré, que subiu.
Campanha: 24 pontos – 16 jogos, 07 vitórias, 03 empates e 06 derrotas.
- 2019 – Outro ano ruim. O time começou a competição com Jair Galvão, chegou a estar sempre no G4 até o final do turno, quando teve duas derrotas para o União Frederiquense e ainda perdeu para o São Borja em Crissiumal. Veio Rodrigo Bandeira que também não conseguiu fazer o time jogar. Acabou escapando do rebaixamento por ter alcançado mais vitórias que o São Borja.
Campanha: 14 pontos – 14 jogos, 04 vitórias, 02 empates e 08 derrotas.
- 2020 – Com Fabiano Borba de volta o time fez dois bons jogos nas três primeiras rodadas, vencendo uma, empatando uma e perdendo uma, em competição paralisada pela pandemia da Covid-19.
- 2021 – Com o departamento de futebol fechando parceria com a AR Sports, o início foi tenebroso, com Paulo Mullê de técnico e atuações “ruins” o Tupi teve que assumir o futebol em meio a competição, depois de sua comissão técnica abandonar o clube. Veio Leandro Machado, que conseguiu as vitórias suficientes para escapar da terceirona e de quebra quase classificou o time aos matas.
Campanha: 15 pontos – 14 jogos, 04 vitórias, 03 empates e 07 derrotas.
- 2022 – Leandro Machado iniciou como treinador, foi demitido ao final do turno com 05 empates em 06 jogos. Veio Vanderson Pereira que não conseguiu vencer nenhum jogo também. O Tupi se encaminhava para a queda, quando Jair Galvão assumiu o time o salvou mais uma vez, com uma memorável vitória sobre o então líder Veranópolis.
Campanha: 10 pontos – 14 jogos, 01 vitória, 07 empates e 06 derrotas.
- 2023 – Com Arilson Costa na casamata e um time bom montado, mesmo em cima da hora, o Tupi tinhas grandes expectativas. Mesmo sendo obrigado a estrear em Ijuí, com o Veranópolis beneficiado, o time fez uma boa sequência de jogos e caminhava para uma classificação tranquila, quando uma bomba abalou as estruturas do clube. Mal orientado pelo advogado que o defendia junto ao TJD desde 2018, o Tupi perdeu 06 pontos dos 14 já conquistados e abalado não conseguiu se recuperar, sendo rebaixado com uma rodada de antecedência, depois de não ter um gol (onde a bola ultrapassou a linha) validado na partida diante do Passo Fundo no último sábado e ter visto o VEC vencer o Brasil em Farroupilha no domingo.
Campanha: 15 pontos – 13 jogos, 04 vitórias, 03 empates e 06 derrotas.
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet | ![]() |