Notícia

Clima - 10/03/2024 - Semana será marcada por forte onda de calor


Dias com temperaturas mais altas devem ser a quarta e a quinta-feira

Onda de calor muito intensa e prolongada afetará o Brasil nos últimos dias do verão de 2024. Isso porque uma bolha de calor vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai com temperatura muito alta em vários estados do Brasil. Os últimos dias da estação vão se dar com temperatura muito acima da média em parte do país com marcas nos termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano, potencialmente estabelecendo alguns recordes históricos para março.

Pela proximidade da Argentina e do Paraguai, os três estados do Sul serão afetados pela onda de calor com temperatura muito acima dos padrões históricos de março durante esta semana. O Oeste da região, em especial, terá calor mais excessivo, mas marcas por demais elevadas também devem ser esperadas em outras áreas dos três estados. 

No Rio Grande do Sul, o calor ganha força principalmente a partir da terça-feira com máximas generalizadas acima de 30ºC. Os dias mais quentes devem ser a quarta e a quinta. Máximas de 37ºC a 39ºC podem ocorrer no Oeste, no Noroeste e nos vales. Mesmo a Serra não deve escapar do calorão com registros de 33ºC a 34ºC na quinta. Porto Alegre terá 34ºC na terça, ao redor de 35ºC na quarta, 36ºC a 37ºC na quinta e alguns dados indicam a possibilidade de máximas em torno de 35ºC ou mais na sexta antes da chuva. 

Na Grande Porto Alegre, onde aquece mais no Vale do Sinos pelo relevo local, deve ter marcas 2ºC mais altas, ou seja, pode bater em 37ºC a 38ºC na segunda metade da semana.

 

Fonte: https://metsul.com/onda-de-calor-de-fim-de-verao-trara-maximas-ate-10oc-acima-do-normal/

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos