Notícia

Leite - 10/03/2015 - Produtores de Leite da região realizaram manifestação em Santa Rosa


Mais de 2000 pessoas participaram do manifesto

A Praça da Xuxa, em Santa Rosa, foi palco da concentração de cerca de dois mil produtores de leite, em nova ação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS – Fetag, para chamar a atenção da sociedade e dos governantes sobre a crise enfrentada pela cadeia leiteira, além de enaltecer a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul. Após denúncias de irregularidades e fechamento de indústrias, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, reiterou à população que o leite gaúcho tem qualidade e pode ser bebido com tranquilidade. Para o governo, o pedido da Federação é de prorrogação dos custeios pecuários e imediata liberação de crédito específico para socorrer os produtores. Joel ainda falou da importância do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa emitir certificados para que as cooperativas possam exportar seu leite para a Rússia.

 

Às 10h30min, houve uma caminhada pelas ruas de Santa Rosa até a agência do INSS, onde uma comissão foi recebida pelo gerente Ozil Damasceno que comprometeu-se a encaminhar a demanda à direção geral. Novas paradas foram feitas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, nessa última recebidos pelo gerente geral Nelson Pedro Fuhr. Por volta das 12h30min, o grupo fez nova manifestação, agora no Parcão do município. 

 

Carlos Joel frisou que os agricultores familiares não vão pagar a conta do rombo na Petrobras, falando da urgência da diminuição nos impostos, bem como nas tarifas de água e luz. Caso as respostas à mobilização não sejam satisfatórias, a Fetag promete nova manifestação no dia 27 de março, dessa feita no Vale do Taquari.

 

Fonte / Foto: Fetag

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos