Tricolor teve atuação bastante apagada
Em uma noite apagada da equipe, o Grêmio foi derrotado neste sábado por 2 a 0 pelo Coritiba, no Estádio Couto Pereira. O resultado ofuscou a estreia do garoto Yuri Mamute, lançado após Brandão sair de campo lesionado. Aliás, este não foi o único problema. Antes mesmo da bola rolar, Edcarlos, acometido por uma virose, foi barrado pelo Departamento Médico. Uma sequência de infelicidades que culminaram com os gols de Marcos Aurélio e Jéci dentro de campo.
Na tabela, a derrota faz com que o time gaúcho perca uma posição, justamente para os paranaenses. A situação ainda pode piorar, dependendo dos resultados deste domingo. O Tricolor volta a campo já nesta quarta-feira, quando recebe, às 16h, o Figueirense, no Estádio Olímpico. Para este jogo, o técnico Celso Roth terá à disposição o meia Douglas, que cumpriu suspensão nesta 28ª rodada.
O jogo
A partida iniciou muito aberta, com as duas equipes buscando o ataque. Até que, aos 8 minutos, a primeira chance de gol apareceu pela direita, com Mário Fernandes. Depois de receber passe de Diego Clementino, o lateral invadiu a área e tentou encobrir o goleiro Vanderlei. No entanto, o chute não foi dos melhores e se perdeu por cima da trave. O Grêmio jogava bem, mas no futebol é necessário fazer gols. E com este pensamento, o Coritiba abriu o placar aos 14. Em chutaço de fora da área, Léo Gago carimbou a trave de Victor. A bola voltou, caindo certeira no pé de Marcos Aurélio. Com o arqueiro tricolor batido, o atacante apenas empurrou para as redes: 1 a 0!
Marquinhos tentou revidar logo em seguida. Em jogada de linha de fundo com Julio Cesar, o meia recebeu um passe na área e chutou contra a defesa paranaense. A bola enganou Vanderlei, mas teimosamente não entrou. Depois, em dois lances, foi a vez da torcida da casa se lamentar. Aos 22, através do ex-gremista Tcheco, em chute rente ao travessão, e aos 24, com voleio de Bill, dentro da pequena área.
Mas o Tricolor não se entregava. Aos 26, Julio Cesar observou o arqueiro adiantado e tentou o gol diretamente, sem cruzamentos. O arremate, porém, saiu por cima. O momento era amplamente favorável ao Grêmio, até que, aos 34, Brandão caiu no gramado sentindo dores. Para a vaga do centroavante, Roth chamou, surpreendentemente, o volante Adílson. Mesmo assim, o Grêmio se manteve em cima, mas sem levar tanto perigo ao gol de Vanderlei.
Na volta do intervalo, tentando ter mais efetividade, o Tricolor ganhou a presença de Yuri Mamute, no lugar de Clementino. Mesmo assim, quem iniciou melhor foram os anfitriões. Aos 10, Marcos Aurélio carregou da esquerda para o meio e, de fora da área, chutou no canto de Victor, que caiu para segurar a bola.
De tanto ser pressionado, o Grêmio esboçou uma reação. Aos 24, Marquinhos carregou sozinho no meio de vários marcadores e finalizou de muito longe. A bola ainda desviou na defesa e, por pouco, não encontrou o ângulo direito do inimigo. Porém, instantes depois, o meia chamaria a atenção por um lance pegado. Depois de receber um “chapéu” do adversário, Marquinhos se chocou com o atleta. A torcida exigiu cartão para o jogador gremista, que não foi aplicado pelo árbitro.
Visivelmente perturbado, o Tricolor levaria o duro golpe aos 29 minutos. Em cobrança perfeita de escanteio de Tcheco, Jéci subiu no terceiro andar e cabeceou para o gol, aumentando a vantagem do Coxa: 2 a 0.
Pois os paranaenses seguiram impondo o ritmo da partida e, aos 36, quase fizeram o terceiro com Léo Gago, em chute por cobertura, surpreendendo Victor. Roth tentou mudar o quadro promovendo a entrada de Willian Magrão, para a saída de Marquinhos. Já era tarde demais, ao passo que a torcida da casa já gritava "olé" das arquibancadas.
> Campeonato Brasileiro
28ª rodada
Coritiba 2 x 0 Gremio
CORITIBA
Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian (Leonardo), Léo Gago, Éverton (Anderson Aquino), Tcheco e Marcos Aurélio (Davi); Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio Cesar; Fernando, Rochemback, Marquinhos (Willian Magrão), Escudero e Diego Clementino (Yuri Mamute); Brandão (Adílson).
Técnico: Celso Roth
Gols
Coritiba: Marcos Aurélio (14min/1ºT), Jéci (29min/2ºT)
Cartões amarelos
Coritiba: Jéci, Vanderlei
Grêmio: Rochemback
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Lúcio da Silva de Mattos (PA) e Dibert Pedrosa Moires(RJ)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: Sábado, 8 de outubro de 2011
Veja os gols nas imagens da RBS TV
Fonte: Final Sports e RBS TV
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |