Notícia

Leite - 09/05/2013 - Empresa de lácteos de Crissiumal também foi interditada pelo MAPA


Operação Leite Compen$ado foi realizada em diversas cidades gaúchas

 

Uma empresa de Lácteos de Crissiumal também foi interditada pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) durante a realização da Operação Leite Compe$ado, que foi realizada em municípios do Rio Grande do Sul visando combater fraude no leite.

 

Também foram interditadas empresas em Guaporé e Selbach. Segundo o MAPA os estabelecimentos foram interditados pelo SIF SFA-RS/MAPA, durante o transcorrer da “Operação Leite Compen$ado”, e amostras do leite presente nos caminhões e nos silos serão coletadas. Estas serão analisadas no LANAGRO-RS e os testes para formaldeído e uréia devem ser concluídos em torno de três dias. Todo o leite cru será encaminhado à industria para ser transformado em leite em pó, visando facilitar sua conservação. O produto será retido até que se obtenham os resultados laboratoriais com os quais será definido o destino do mesmo. Segundo o MAPA os estabelecimentos foram interditados porque não conseguiram impedir a fraude na matéria-prima. Os estabelecimentos terão que apresentar alteração no controle de qualidade.

 

Segundo o repórter da Rádio Gaúcha Cid Marins, em Horizontina, houve apreensão de ureia e documentos. Em Ibirubá, foram apreendidos caminhões que transportavam leite, são pelo menos 17 nas três regiões do Estado, além de CPU, documentos, dinheiro (cerca de R$ 100 mil) e até armas. Oito pessoas foram presas na Operação Leite Compen$ado (duas já foram soltas no início da noite desta quarta-feira), realizada pelo Ministério Público (MP) em três regiões do Rio Grande do Sul. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode gerar sérios problemas de saúde. Estão adicionando água de poço, não tratada, e ureia no leite que é transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância que causa câncer. O risco é ainda maior porque atinge todos os derivados do leite e este produto adulterado é encaminhado também para São Paulo e Paraná. *Apesar de informar que vai denunciar 12 pessoas, a promotoria destaca que devido a novas informações que possam chegar ou novos depoimentos, não descarta que este número pode ser diferente até a próxima segunda-feira. No momento 12 pessoas vão ser denunciadas.

 

Segundo o Jornal Zero Hora Ministério da Justiça notificou nesta quarta-feira as empresas Italac, Mumu, Líder e Latvida para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação “Leite Compen$ado”, que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formol em sua composição. As empresas têm prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é dever do fornecedor trocar o produto que cause risco ao consumidor a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

 

O transportador de Horizontina investigado pela operação descarregava o leite em Crissiumal. O Posto interditado em Crissiumal, até o ano passado produzia queijo e recebe atualmente mais de 130.000 litros por dia. Em Crissiumal o leite é uma das atividades que mais movimentam a economia.

 

Em nota, a LBR, responsável pela marca Líder, afirmou que segue todas as regras de fiscalização do Ministério da Agricultura e que o lote mencionado na investigação do MP foi retirado do mercado em fevereiro. A empresa diz ainda que foram descredenciadas cinco transportadoras terceirizadas de leite cru e fechou um dos postos de resfriamento no Estado.

 

Mapa diz que empresas falharam no controle (veja no link abaixo): http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/05/as-empresas-podem-ter-falhado-em-relacao-ao-controle-de-qualidade-diz-representante-do-ministerio-da-agricultura-no-rs-4130835.html

 

“Empresas são vítimas deste processo”, diz o Sindilat (veja no link abaixo):

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/05/as-empresas-sao-vitimas-desse-processo-afirma-diretor-do-sindilat-4130825.html

 

Fonte: Guia Crissiumal / ZH / Rádio Gaúcha

Fotos: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos