Notícia

Clima - 09/04/2012 - Semana tem alto risco de chuva forte e temporais no Estado


MetSul alerta para queda de granizo e transtornos causados por aguaceiros

 

 

A semana que começa será de turbulênicas meteorológicas. De acordo com a MetSul, vários sistemas vão atuar no Sul do Brasil e no Centro da América do Sul, tornando os prognósticos complexos. O risco de condições de tempo severo será alto, particularmente para o Rio Grande do Sul, Norte da Argentina e o Sul do Paraguai. 

A instabilidade deve ser maior terça e quarta no Estado, quando pode chover forte em diversas regiões. Simulações computadorizadas indicam até volumes extremos (acima de 100mm em poucas horas) para pontos do Centro em direção ao Oeste, Noroeste e Sul do Estado, o que pode trazer transtornos à população. O risco de temporais isolados, sobretudo de granizo, não pode ser afastado.

Na quinta-feira, o Leste gaúcho ainda pode ter instabilidade forte, mas diminui na sexta. No sábado, contudo, segundo os modelos, uma área de baixa pressão atmosférica pode voltar a trazer chuva intensa e temporais para o Rio Grande do Sul.

Chuva pode começar na segunda

O sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, entretanto no decorrer do dia aumenta a nebulosidade e o tempo se instabiliza com chuva em diversas regiões com o deslocamento de áreas de instabilidade para o Estado. Já pode chover em alguns pontos na primeira metade do dia, mas na maioria das localidades a precipitação ocorre da tarde para a noite.

A chance de instabilidade é maior para as Metades Oeste e Norte, mas não se descarta chuva no Centro do Estado. Há risco de chuva forte e até de granizo em pontos do Norte e do Noroeste. A expectativa de granizo em Santa Catarina e no Paraná se confirmou neste domingo, com ocorrências em Florianópolis, Curitiba, Guarapuava e Londrina, entre outras cidades. O risco de granizo segue hoje no Sul do Brasil. 


Fonte:  MetSul

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos