Notícia

Clima - 08/09/2017 - Guia Crissiumal ouviu crissiumalense que reside na rota do furacão Irma nos EUA


Jones Mandaner e sua família decidiram fugir do furacão

O Guia Crissiumal ouviu na manhã desta sexta-feira (08) o crissiumalense Jones Maldaner, que reside em Parkland, na Flórida, Estados Unidos.

Jones Maldaner e sua esposa Kelly residem na Flórida deste agosto, ou seja, há um mês, em uma cidade que fica a 50 minutos de carro de Miami, uma das cidades mais importantes da América. Foram residir nos EUA em um projeto familiar, para que os filhos tenham mais oportunidades com o conhecimento de novas culturas e a qualidade da educação do país e em um projeto de expansão da SISNEMA, empresa onde Maldaner e sócio proprietário, sendo uma das mais importantes no segmento de TI do Brasil.

A região onde Jones Maldaner e sua família residem está na rota do incrível furacão Irma, que devastou ilhas e pequenos países do Caribe, já tendo matado pelo menos 17 pessoas. Na manhã desta sexta, o furacão que já foi rebaixado a categoria 4 (de uma escala que vai até 5) chegava a costa de Cuba, indo em direção a Flórida. Atrás dele, outro furacão, Jose, segue a mesma rota, já estando no estágio 4 da escala.

A família Maldaner tinha como primeira ideia ficar em sua casa no sul da Flórida, chegaram a preparar a residência para a chegada do furacão, com zinco nas janelas (lado externo) entre outras providências, mas os alertas da meteorologia e do Governo Americano fizeram com que na noite passada mudassem de ideia, e pegassem a estrada, rumo ao Norte dos EUA.

Quando a reportagem do Guia Crissiumal falou com Jones Maldaner, pouco depois das 11 horas da manhã desta sexta-feira, a família estava a mais de 12 horas na estrada, tendo percorrido 750 quilômetros, com previsão de parada para as três horas seguintes, e com destino final em New Orleans, dependendo da rota que a meteorologia prever para o furacão Irma e seus furacões acompanhantes, o José, e o Katia.

“Então, apesar da boa estrutura da nossa casa, decidimos não enfrentar o furacão, pois parece que o estrago será grande demais. Saímos ontem às 10 da noite de casa e estamos viajando há 12 horas direto intercalando a direção com a Kelly. Depois de olhar o noticiário da posição atual e possível direção do furacão daremos sequência na fuga desenfreada da Dona Irma. Nunca na nossa vida eu e a Kelly imaginamos que passaríamos tanto sufoco querendo dar o melhor para nossos filhos”, relatou Jones Maldaner.

Ele destacou ainda a dificuldade na estrada, já que mais de um milhão de pessoas deixou a região onde residem, com estradas congestionadas, falta de combustível, entre outros. Outro ponto destacado foi de que as diárias dos hotéis de outras regiões subiram muito, já que a rede de hotelaria está bastante procurada por gente fugindo do furacão.

Perguntado se teme muitos estragos em sua casa, Maldaner respondeu: “Isso agora não nos importa muito, os bens materiais podem ser recuperados, o que importa é que não aconteça nada com ninguém”.

A previsão de chegada do Irma na Flórida é para a manhã de domingo.

 

Fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos