Notícia

Geral - 08/08/2018 - Dias Toffoli é eleito presidente do Supremo com mandato até 2020


Luiz Fux vai ser o vice. Posse ocorre em 13 de setembro

Em votação simbólica, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu hoje o ministro Dias Toffoli para ocupar o cargo de presidente da Corte a partir do mês que vem. Toffoli é o vice-presidente da Corte e já tinha prerrogativa para assumir o cargo, conforme o regimento interno do STF.

O ministro sucede Cármen Lúcia, que preside o STF há dois anos e não pode continuar no posto. O novo vice-presidente vai ser o ministro Luiz Fux. A posse ocorre em 13 de setembro, para um mandato de dois anos.

Após a votação, Toffoli agradeceu aos colegas e disse que vai ter grandes desafios à frente do tribunal e do Judiciário brasileiro.

“A responsabilidade neste encargo é enorme, os desafios são gigantescos, mas, se por um lado, temos essa dificuldade, até pela gestão tranquila e firme que Vossa Excelência [ministra Cármen Lúcia] teve nestes dois anos tão difíceis pela nação brasileira, com tantas demandas chegando a este STF e ao Conselho Nacional de Justiça, por outro lado, é muito facilitado”, disse Toffoli.

Toffoli, de 50 anos, chegou ao STF em 2009, nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro ocupou o cargo de advogado-geral da União. Antes, trabalhou como advogado de campanhas eleitorais do PT.

 

Fonte: Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos