Notícia

Curiosidades - 08/07/2025 - Idoso perde carteira com dinheiro da aposentadoria e tem item devolvido integralmente em Três Passos


Ato de generosidade aconteceu na sexta-feira

Alcides Feistel e José Serra (Foto: Aline Hedlund / Rádio Alto Uruguai)

 

Um ato de generosidade marcou a vida de seu Alcides Feistel, de 75 anos, na última sexta-feira (4). O aposentado foi a um banco, no centro de Três Passos, sacar sua aposentadoria, e em determinado momento do trajeto de volta para casa, percebeu que não estava com sua carteira, onde estavam seus documentos pessoais, cartões e o valor de R$1.163 em dinheiro, que ele recém havia retirado.

Sem saber o que fazer, Sonia Maria, filha de Alcides, divulgou nas redes sociais a perda e procurou veículos de comunicação da região, inclusive, a Rádio Alto Uruguai, para solicitar que quem encontrasse o item, devolvesse a seu pai. Contudo, não tinham expectativa que a carteira fosse retornar da mesma forma em que foi perdida.

Neste momento, seu José Serra entra na história. Ele foi ao centro, onde encontrou a carteira de Alcides, e começou a procurar no entorno quem pudesse tê-la perdido. Como não encontrou o dono, ele levou-a para casa e, na noite do mesmo dia, mostrou a seu filho, que reconheceu o nome constado nos documentos e entrou em contato com a família de Alcides, que foi buscar o item no mesmo momento.

A filha, ao perceber que nada havia sido retirado da carteira, se surpreendeu com a atitude de José, e o gratificou pela honestidade dele – algo difícil de acontecer hoje em dia.

“Voltou tudo certinho”, comentou Alcides. “Achei muita honestidade daquele senhor. Pouca gente a gente encontra assim. Eu quero ir na casa dele agradecer pessoalmente pra dizer pra ele ‘muito obrigado, agradeço de coração’. Quero abraçar ele e que ele seja muito feliz na vida dele”, conclui Feistel.

Serra comenta que ficou contente pela carteira ter caído em suas mãos. “Peço às pessoas que se acharem algum artigo de valor, procure devolver. Meus pais me ensinaram assim. Aquilo ali pode te servir no momento, mas não é uma coisa que tu fica legal, sempre tem aquele peso que tu ocupou um dinheiro que não era teu”, justifica seu José.

Segundo Alcides, todo o bem que é feito retorna para a pessoa. Ainda quando criança ele e sua irmã encontraram uma sacola enquanto iam para a escola, com 75 mil contos destinada a uma compra de terra na antiga Linha Formosa, hoje, Tiradentes do Sul. Eles levaram para casa e entregaram a seu pai pedindo para guardar até o dono aparecer.

Ao retornarem à escola, avistaram o proprietário do dinheiro, de acordo com Feistel, chorando apavorado, então comunicaram ao professor o que haviam ocorrido. O homem foi levado até o pai de Alcides e confirmou a posse da sacola. “Por isso eu digo: quando tu larga uma boa ação, volta de novo. Agora, se tu faz malvadeza, aí é tchau pro goleiro”, finaliza Alcides Feistel.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos